Centro de Competência 

Centro de formação de Almada Ocidental


Bola1.gif (180 bytes)

Entre 1997 e 2001, no âmbito do Programa Nónio Séc XXI, o Centro de Competência Proformar apoiou 38 projectos distribuídos por diferentes tipos de escolas (Jardins de Infância, Escolas Básicas do 1º, 2º e 3º Ciclos,Ensino Especial, Colégios / Externatos, Escolas Básicas Integradas, Escolas Secundárias).

Estas escolas encontram-se numa área geográfica que inclui os Concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Lisboa, Loures, Estoril e Setúbal.

 

Bola1.gif (180 bytes)

Findo o Programa Nónio,  e decorridos quatro anos de actividade, de contacto directo e permanente com todas as escolas (não apenas as escolas Nónio), a avaliação do trabalho realizado permite concluir da actualidade das grandes finalidades traçadas no projecto do Centro de Competência.

Para quem conhece a realidade escolar antes e depois do Programa Nónio, é perfeitamente sensível o impacto que este teve, não só ao nível do apetrechamento informático, mas também ao nível da integração das TIC na prática lectiva e, num âmbito mais lato, na “vida” das escolas. A experiência deste Centro de Competência indica que mesmo no que concerne às escolas que não tiveram um projecto Nónio em curso, a dinâmica “imposta” pelas TIC, levou-as a sentir a necessidade de modernização e mudança nos conceitos e nas práticas e a solicitar cada vez com mais frequência o apoio do Centro.
O Plano de Actividades reflecte a necessidade de assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido com as escolas Nónio e alargar o apoio técnico-pedagógico a outras escolas. No entanto, há também necessidade de adaptar o tipo de serviço que o Cento pode prestar às escolas, em função da natural evolução social e tecnológica que, continuamente, são factor de mudança.