A INDISCIPLINA NA ESCOLA-003

Objectivos

 

·          Redefinir o conceito de indisciplina na escola, perspectivando-o na óptica da relação

·          Ultrapassar uma visão diádica de indisciplina, contextualizando-a na escola, particularmente no     conselho de turma e na turma

·          Compreender os factores catalisadores da indisciplina

·          Analisar as estratégias já utilizadas na resolução da indisciplina e criar alternativas

·          Encontrar na interface escola/família um catalisador de disciplina

·          Actuar concertadamente para a resolução de situações de indisciplina

·          "Despsicologizar" a escola, definindo o papel de aluno e de professor

Treinar estratégias de resolução de situações especificas de indisciplina

Conteúdos

Tratando-se de formação de adultos pretende-se que os conteúdos decorram e se centrem na experiência, nos saberes e problemas de que os formandos sejam portadores. No entanto, existem alguns conteúdos que enquadram a problemática e direccionam os processos e os produtos do trabalho. Sugere-se o seguinte painel de conteúdos:

                 I- A indisciplina

1.A (in)definição e redefinição do problema

2.Evitar "mais do mesmo"

3.A procura de factores de sucesso

                II- A indisciplina: da díade ao conselho de turma

1. A redefinição dos papéis professor (es)! Aluno(s)

2. A redefinição da relação professor (es)/ aluno(s)

3. A elaboração de um contrato de colaboração

                III- A interface escola/família

1.Envolver os pais desde o primeiro momento

2.Criar um sistema conjunto: professores, família e escola

3.Intervir junto dos pais

                 IV- Agir na turma

1.0 professor como mediador em situações de conflito

2.0 treino das emoções na resolução de conflitos

3. Vamos comunicar sobre a comunicação na sala de aula

 

Avaliação

A avaliação desta acção será contínua e terá por base:

- Realização de um trabalho individual ou de grupo a desenvolver sob a lógica de resolução de problemas.

-A assiduidade (frequência obrigatória de 2/3 da carga horária total)

-Notação: Com aproveitamento / Sem aproveitamento.

A creditação final e definitiva, relativa a cada formando, oscilará entre 100% e 150% da creditação base atribuída pelo CCPFC.