C. ESTUDOS  SOBRE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL – 004

Efeitos a

Produzir

Orientar todas as disciplinas para a exploração dos diferentes temas e realização de sub-projectos, centrados na animação socio-cultural, tendo em vista dar resposta às necessidades dos alunos na realização dos seus estágios, de modo a satisfazer as expectativas dos alunos e das instituições que os vão acolher, o que implica que o processo ensino-aprendizagem seja individualizado, já que cada aluno deverá realizar o seu próprio projecto.

Conteúdos

Dinâmica de grupo: Metodologia acção/reflexão

Metodologia de Projecto: investigação/acção.

Metodologia de projecto – Estudo de caso

Apresentação das instituições (estágios). Programas das disciplinas/programa interdisciplinar

Organização interna para elaboração dos subprojectos dos alunos e definição das formas de apoio a cada aluno.

As duas vertentes do trabalho de uma equipa: a vertente da tarefa e a vertente social.

Preparação e condução de reuniões de um Conselho de Turma.

Discussão dos subprojectos e levantamento das suas necessidades de formação.

Áreas de intervenção do animador com enquadramento das instituições de estágio.

Reformulação dos projectos de estágio.

Avaliação do trabalho dos alunos. Apresentação dos dossiers dos prof. para avaliação.

Avaliação do trabalho do C. T.

Avaliação do programa interdisciplinar/Propostas de alteração.

A educação como fundamento da intervenção na Animação Sócio – Cultural (ASC).

Atelier de expressão plástica – Construção de objectos com materiais reutilizáveis

Atelier de escrita criativa – tendo como motivação os objectos construídos.

Atelier de Expressão Musical.

Diário de Bordo – Estratégia para a construção de um discurso estético.

Questões teóricas de imaginação e criatividade.

Planificar e organizar Workshop.

Avaliação do trabalho dos alunos.

Apresentação dos dossiers dos prof. para avaliação.

Avaliação do trabalho do C.T.

Avaliação do programa interdisciplinar/Propostas de alteração.

Atelier de Expressão Plástica.

T.P.C.: Diário de Bordo

Atelier de Criação Artística – sessão conjunta com professores e alunos.

Apresentação dos Diários de Bordo.

Avaliação do Círculo de Estudos.

Avaliação do trabalho dos alunos.

Apresentação dos dossiers dos prof. para avaliação.

Avaliação

        A avaliação é contínua e feita através da participação dos formandos durante as sessões.

Avaliação  dos dossiers dos professores formandos dos quais deverão constar planificações, materiais produzidos e utilizados e outros aspectos que considerem relevantes.

Elaboração  de um relatório escrito individual.

Será atribuído um certificado de frequência e aproveitamento aos formandos que, cumulativamente, realizem o anteriormente estabelecido  e frequentem, pelo menos, dois terços da carga horária total.

A creditação final e definitiva, relativa a cada formando, oscilará entre 100% e 150% da creditação base atribuída pelo CCPFC.