CURRÍCULO ALTERNATIVO – Curso de Electrónica e Computadores e Curso Técnico-Administrativo : Do Projecto Curricular à sua gestão e operacionalização de um modo flexível e cooperado - 005

Efeitos a Produzir

Criar, pela reflexão sobre o planeamento educativo, pela operacionalização integrada de conteúdos e actividades,  pela aquisição de meios e procedimentos técnicos específicos, a capacidade de análise, estruturação, planeamento e resolução de diferentes problemas pedagógico-didáticos e educativos ao longo do processo ensino-aprendizagem inerente ao referido curso.

Compreender e gerir a inovação e mudança, com consciência da realidade, constitui-se como o segundo desígnio desta acção de formação.

Por último, pretende-se com esta acção ajudar  este conselho de turma a funcionar como uma equipa de trabalho eficaz, fornecendo, quer algumas estratégias que promovam um clima de colaboração entre os membros, quer alguns instrumentos orientadores do diagnóstico da eficácia da sua equipa de trabalho e estabelecer linhas orientadoras para a sua promoção.

Procuraremos fornecer algumas pistas, quer de preparação, quer de condução de reuniões, que consideramos ser um dos momentos importantes do trabalho de uma equipa de um conselho de turma.

Conteúdos

 

1.        Objectivos e metodologias da acção

2.        A dinâmica de grupos

3.        Trabalho de projecto e didácticas

4.        Organização e gestão do processo ensino aprendizagem

5.        Fases do projecto

6.        Trabalho cooperativo e gestão e organização curricular

7.        Relação pedagógica e Interdisciplinaridade

8.        Planeamento educativo e desenvolvimento curricular

9.       Projecto de turma

Avaliação

 

- Avaliação contínua – dinâmica participativa nas discussões temáticas, envolvimento na construção de dispositivos pedagógicos, dossier do formando (pesquisas, materiais/instrumentos construídos/adaptados, textos de apoio, documentos organizadores do trabalho realizado, fichas de avaliação e relatório final)

- Será atribuído um certificado de frequência e aproveitamento aos formandos que, cumulativamente, realizem o estabelecido no ponto anterior e frequentem, pelo menos, dois terços da carga horária total.

-  Notação:

                        Traduzida por :      Com Aproveitamento         ou            Sem  Aproveitamento

 

A creditação final e definitiva, relativa a cada formando, oscilará entre 100% e 150% da creditação base atribuída pelo CCPFC.