GERIR AS DIFERENÇAS, INOVANDO AS PRÁTICAS - 009

Objectivos

·         Promover a reflexão metódica sobre as práticas quotidianas;

·         Inventariar as implicações das metodologias utilizadas, na aprendizagem dos alunos;

·         Desenvolver atitudes facilitadoras do trabalho cooperativo;

·         Aprofundar conhecimentos sobre a diversificação dos estilos de aprendizagem;

·         Proporcionar a apropriação dos fundamentos da pedagogia diferenciada;

·         Analisar os princípios orientadores da Escola Inclusiva;

·         Compreender a relação de interactividade entre a avaliação formativa e a autonomização das aprendizagens;

·         Produzir, de forma securizante, saberes práticos inovadores.

Conteúdos

Parte significativa dos conteúdos efectivos da acção serão identificados pelos próprios formandos, a partir de um trabalho interactivo e partilhado de reflexão metódica orientada para:

a)       Análise e caracterização das dificuldades de aprendizagem protagonizadas pelos alunos concretos, em situações concretas;

b)       Inventariação das metodologias didáctico-pedagógicas utilizadas nas situações em análise;

c)       Trabalho de pesquisa para assumpção de princípios e práticas inovadoras.

Não obstante o anteriormente expresso, afigura-se importante, prefigurar os contornos de um enquadramento teórico que assegure a validade científica dos processos e produtos da Acção, consubstanciando, nomeadamente, os seguintes aspectos:

-          Observação pedagógica em sala de aula;

-          A auto-estima e a motivação para aprender;

-          O impacto da relação pedagógica;

-          O clima da sala de aula;

-          O professor como profissional reflexivo;

-          A diferenciação pedagógica;

-          A aprendizagem cooperativa;

-          A avaliação formativa e a autonomização das aprendizagens;

-          A cultura organizacional de escola e a qualidade do ensino.

Avaliação

-          A avaliação dos formandos assentará em procedimentos de auto e de heteroanálise, numa perspectiva contínua.

-          Produção documental em pequenas equipas de trabalho, mediante participação activa e diferenciada de cada elemento.

-          A assiduidade (frequência obrigatória de 2/3 da carga da carga horária total)

-          Notação: Com aproveitamento/Sem aproveitamento.

( A creditação definitiva a cada formando, oscilará entre 100% e 150% da creditação provisória original, de acordo com a avaliação individual feita a cada formando)