APOIOS EDUCATIVOS:
Procedimentos dirigidos a alunos com necessidades educativas especiais e
colaboração com professores. Estudo de Casos - 012
Objectivos
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Obter conhecimentos sobre alunos com necessidades educativas
decorrentes ou não de deficiência; -
Identificar/avaliar alunos com necessidades educativas especiais; -
Compreender a natureza dos problemas dos alunos; -
Construir/adaptar currículos; -
Avaliar currículos; -
Identificar/seleccionar as modalidades de apoio consideradas mais
adequadas; -
Diferenciar o ensino em contexto de sala de aula; -
Melhorar a acção global na escola no sentido de identificar soluções
ambientais e pedagógicas que promovam a igualdade de oportunidades; -
Desenvolver estratégias de trabalho em equipa -
Conhecer, interpretar e aplicar a legislação existente
sobre alunos com necessidades educativas especiais. |
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Conteúdos |
1-
Evolução histórica da instituição escolar e a concepção
actual de escola para todos 1.1-
A escola actual como organização 1.2-
Variáveis que interferem na qualidade da escola 1.3-
Os conceitos de integração e inclusão. Análise e interpretação
da legislação em vigor 2-
Atitudes dos professores face às diferenças individuais dos
alunos 2.1-
Diversidade cultural e social 2.2-
Alunos com necessidades educativas especiais não decorrentes de deficiência
2.2.1- Conceito de dificuldades de aprendizagem. Etiologia e
factores
2.2.2- Distúrbios de leitura, escrita e cálculo
2.2.3- Sobredotação
2.2.4- Problemas emocionais e de desadaptação escolar 2.3-
Necessidades educativas especiais decorrentes de deficiência e
procedimentos gerais e específicos adequados a cada problemática
2.3.1- Deficiência mental, visual, auditiva, motora, doenças crónicas
e multideficiência 3-
Abordagem teórica aos princípios de desenvolvimento curricular 3.1- A
flexibilização curricular como resposta às necessidades específicas
dos alunos 4-
As representações e expectativas dos professores e a sua influência
no rendimento académico dos alunos 5-
A motivação: conceito e estratégias a utilizar em contexto de
sala de aula 6-
A indisciplina: estratégias a utilizar em contexto de sala de aula 7-
Avaliação formativa: a sua função no conhecimento do aluno e na
mudança das práticas dos professores. Análise e interpretação da
legislação em vigor 8-
A gestão da sala de aula 8.1- A
gestão dos espaços e dos tempos 8.2- O
modelo de aprendizagem cooperativa 8.3-
Trabalho de projecto 8.4-
Trabalho entre pares 8.5-
Trabalho sobre ficheiros 8.6-
Instrumentos de registo de alunos e professores 9-
Estudo de casos 9.1-
Construção de guiões de entrevistas dirigidas a alunos pais e
professores 9.2- Técnicas
de condução de entrevistas 9.3- A
observação naturalista e sistemática em contexto de sala de aula 9.4- Técnicas
de observação e registo de dados 9.5-Avaliação
dos pré-requisitos e áreas académicas
9.5.1- Utilização de instrumentos
de avaliação nas áreas perceptivo-motoras, leitura, escrita e cálculo
9.5.2- A análise de conteúdo da globalidade dos registos
efectuados e síntese interpretativa tendentes à compreensão do
“caso” 10- A construção de
planos e programas educativos individuais centrados nas necessidades
educativas dos alunos.
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