EXPRESSÃO CORPORAL016

Objectivos

Pretende-se  levar  os  formandos  a  conhecerem  as  possibilidades  e  potencialidades que  a  dimensão  da  motricidade  pode  ter  nas  actividades / estratégias  lectivas  e  extra- lectivas.

 

Desde  a  disciplina  de  Português , até  à disciplina de  Filosofia , Matemática  ou  Informática, todas são  convidadas  a  encontrarem  momentos  onde  possam  implicar  a  Expressão  Corporal  na  apren-dizagem  de  conteúdos. Exemplificando:  Leitura  expressiva  em  Português , improvisação  a  partir   de um  texto  filosófico,  dramatização  de um  problema  em  Matemática,  percepção  plurissensorial em  Geografia , postura  corporal  em  Informática.

     

Pretende-se  igualmente  que  os  formandos  melhorem  a  sua  condição  física, emocional  e  intelectual e  possam  ser  os  dinamizadores  e  impulsionadores  dessa melhoria  nos  seus alunos.

 

Pretende-se  que  as  competências  comunicativas,  estéticas,  e expressivas  possam  ser  valorizadas.

Conteúdos

1-      O  CORPO  NO  ESPAÇO E  NO  TEMPO

1.1.    Controlo  tónico : tensão e  relaxamento.

1.2.    Técnicas  de  meditação  activa.

1.3.    Equilíbrio  estático  e  dinâmico.

1.4.    Ritmo  corporal.

1.5.    Percepção  plurissensorial

1.6.    Corpo  e  energia

1.7.    Postura  corporal.

2-      O CORPO  COMO  BASE  DE  EXPRESSÃO E  COMUNICAÇÃO

2.1        As  idades  do  corpo

2.2        Voz

2.3        O  corpo  fala

2.4        Diálogo  corporal

2.5        Expressão  individual e  grupal

2.6        Improvisação

3-      MOVIMENTO  E  EXPRESSÂO  ARTÍSTICA:

3.1        Dança  criativa

3.2        Esculpir  o  corpo

3.3        Expressão  corporal  e  Expressão  plástica.

3.4        Expressão  Musical

3.5        Expressão  Dramática

4-   A  DIMENSÃO  DA  CORPORALIDADE  NAS  PRÁTICAS  PEDAGÓGICAS.

 

Avaliação

Apresentação  pública  de  um  espectáculo  de  Expressão  Corporal  onde  participem  todos  os  formandos.

Trabalho  individual  indicativo  de  Actividades  Expressivas  realizadas  nas respectivas  escolas.   

 Será atribuído um certificado de frequência e aproveitamento aos formandos que, cumulativamente, realizem o anteriormente estabelecido  e frequentem, pelo menos, dois terços da carga horária total;

 Notação:

         Traduzida por :      Com Aproveitamento         ou            Sem  Aproveitamento