DOS VALORES DA PRÁTICA À PRÀTICA DOS VALORES: Fundamentos e Metodologias de uma Leccionação para a Autonomia - 018

Objectivos

 

·          Reflectir sobre os próprios valores e a sua importância como determinantes das práticas lectivas.

·          Inferir valores a partir de acções documentadas.

·          Reflectir sobre as diferenças entre os valores defendidos pelo próprio e os valores percepcionados pelo outro.

·          Conhecer algumas características desenvolvimentais, nomeadamente a importância da autonomia.

·          Reconhecer a importância dos valores no quadro de um paradigma de escola não transmissiva.

·          Conhecer os fundamentos de uma prática lectiva para a autonomia.

·          Contactar com o testemunho de uma metodologia experimentada eficazmente.

·         Reconhecer a necessidade de uma prática lectiva enquadrada por uma metodologia consequente, nomeadamente da e de uma avaliação adequada ao processo implementado.

Conteúdos

I – Valores, Desenvolvimento e Autonomia

1.        Os valores:

a)       consciência da hierarquização própria;

b)      diferenças entre discurso e percepção;

c)       inferência de valores e

d)      motivação com base nos valores.

2.        O desenvolvimento dos adolescentes e jovens.

3.        Os paradigmas de escola: escola transmissiva e escola construtiva.                                     

II – Para uma prática da autonomia

1.        O paradigma da aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem:

a)        fases de construção do saber (perspectiva estruturalista-sistémica, a importância de uma visão holística e integrada do processo);

b)       gestão de programa (professor autónomo: apropriação do currículo, sentido ordenador e integrador básico, ordenar aprendizagens);

2.        Aprendizagem significativa e Mapa Conceptual.

3.        Metodologia de ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem construtiva-significativa:

a)        Trabalho de projecto curricular;

Avaliação na e da metodologia constructiva, significativa e activa (criterial, contínua, formativa e a necessidade de feedback).

 

Avaliação

Relatório (Módulo I);

Portfolio (Módulo II).

- Será atribuído um certificado de frequência e aproveitamento aos formandos que, cumulativamente, realizem o estabelecido nos pontos anteriores e frequentem, pelo menos, dois terços da carga horária total;

-  Notação:

                        Traduzida por :      Com Aproveitamento         ou            Sem  Aproveitamento