CURSO DE EXPRESSÃO PLÁSTICA- 20

Objectivos

·         Ampliar o campo de acção dos docentes no domínio da expressão plástica, dando-lhes a conhecer novos materiais e formas de os usar.

·         Conhecer os materiais seguros e os perigosos como por exemplo os pigmentos tóxicos.

·         Diversificar a utilização expressiva dos materiais.

·         Desenvolver uma base sólida de conhecimentos teóricos sobre a cor que evitem nos alunos erros e “vícios” de representação.

·         Criar ou aperfeiçoar métodos de trabalho no desenvolvimento dos projectos de Expressão Plástica que permitam preparar gradualmente os alunos para um trabalho orientado para as Artes Plásticas e o Design, como futuramente lhes será exigido no 3º Ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos

Estruturação da forma bidimensional. Relações espaciais. Teoria da cor: cores primárias e secundárias, dimensões da cor, contrastes e harmonias. Cor e psicologia. Os materiais de Desenho e Pintura: materiais seguros e materiais perigosos, materiais acessíveis à criança, potencialidades expressivas dos materiais. A passagem à terceira dimensão: relações espaciais tri-dimensionais através da colagem, dobragem e construção. A estruturação da forma a três dimensões. Introdução ao Artesanato e às Artes Aplicadas. Introdução à problemática da forma e da função através da criação de objectos lúdicos.

Avaliação

 

Participação nas discussões de crítica dos trabalhos realizados.

Avaliação do trabalho prático desenvolvido.

Elaboração de um Relatório final ou de um Diário de Bordo, que deverá integrar  amostras  fotográficas dos trabalhos realizados pelos formandos.

- Será atribuído um certificado de frequência e aproveitamento aos formandos que, cumulativamente, realizem o estabelecido nos pontos anteriores e frequentem, pelo menos, dois terços da carga horária total;

 

-  Notação:

                        Traduzida por :      Com Aproveitamento         ou            Sem  Aproveitamento