A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PRÉ-ESCOLAR - 025

Objectivos

·         Perceber o papel especifico da Educação Física, no respeito pelo desenvolvimento global da criança.

·         Descobrir a potencialidade máxima das situações educativas, por forma a promover um desenvolvimento contínuo de situação para situação.

 

·         Compreender que a intervenção pedagógica se pode processar de modos distintos privilegiando, contudo, a criatividade da criança.

 

·         Compreender a estrutura das “sessões” de Educação Física e a sua subordinação ás características de desenvolvimento das crianças.

Conteúdos

·          Objectivos gerais da Educação Pré-Escolar

·          Planificação de Sessões de Educação Física. Plano e Intervenção Pedagógica. Plano como guia da acção. Flexibilidade e adaptabilidade do plano.

·          Critérios de escolha das actividades educativas. Formas de Organização do Grupo e dos Espaços/Materiais.

·          Critérios de Intervenção. Período Critico ou Período Óptimo de  Intervenção. Acompanhamento do desempenho motor da criança

·          Noção de progressão pedagógica em Educação Física Infantil.

·          Reflexão sobre as vivências corporais. Do vivido ao  percebido e ao representado. Momento ideal para reflectir.   Modos de Reflexão Verbal, Plástico (Gráfico, Pictórico).

·          Análise dos espaços e materiais sob o ponto de vista da sua utilização em Educação Física Infantil. Versatilidade, Adequabilidade.

·          Noções de  Avaliação em Educação Física. Comportamento motor como objecto de avaliação.

·         A Observação do Comportamento Motor Infantil. Utilização de sistemas de observação.

Avaliação

A avaliação desta acção será contínua e terá por base:

·          A produção de trabalhos de grupo visando:

·          O planeamento e reflexão de uma sessão de Educação Física

·          O registo audio visual de cada uma das sessões de Educação Física e a elaboração de um documento audio visual de síntese resultante do tratamento de imagens.

·       A produção de trabalhos individuais escritos caracterizados pela reflexão sobre os dados da observação das sessões de Educação Física

Será atribuído um certificado de frequência e aproveitamento aos formandos que, cumulativamente, realizem o estabelecido nos pontos anteriores e frequentem, pelo menos, dois terços da carga horária total.

-  Notação: Traduzida por :      Com Aproveitamento         ou            Sem  Aproveitamento