FORMAÇÃO DE PESSOAL NÃO DOCENTE
(AUXILIARES DE ACÇÃO EDUCATIVA E FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS)
O Centro de Formação Almada Ocidental – Proformar programou para o biénio 2000/2001 formação acreditada para Pessoal Não Docente. Este plano, “Formação de Pessoal Não Docente em Contexto”, é constituído por 10 acções de formação com várias turmas cada, visando satisfazer as necessidades e interesses de formação do pessoal administrativo e auxiliar das escolas.
A realização destas acções está ainda sujeita ao financiamento do programa FOCO.
Nesta fase de divulgação do Plano de Formação temos como objectivo dar a conhecer não só as acções, bem como, o contexto em que serão realizadas. Assim, a nossa proposta é de que cada turma não exceda 15 formandos e que os mesmos pertençam, preferencialmente, a uma escola ou agrupamento de escolas vizinhas decorrendo a formação, sempre que possível, na escola a que pertencem os formandos auxiliares e/ou administrativos, contextualizando-se as aprendizagens, os saberes e as práticas profissionais. Neste sentido, as escolas poderão organizar grupos de 15 formandos e contactar o Centro de Formação, indicando qual o melhor horário para realização das acções pretendidas.
Nesta lógica o plano inicia-se com uma Jornada de esclarecimento e reflexão, de um dia, na qual se reflectiu sobre a formação já realizada e a formação a implementar, tendo em conta o debate de questões que se prendem com o papel do pessoal não docente no desenvolvimento organizacional da escola, e que contou com a presença de responsáveis da Direcção do Ministério da Educação e dos estabelecimento de ensino.
Informamos que estão abertas pré-inscrições para as acções que se apresentam no quadro cuja calendarização será oportunamente divulgada.
CENTRO DE FORMAÇÃO ALMADA OCIDENTAL – FORMAÇÃO DE PESSOAL NÃO DOCENTE – 2000/2001
Nº |
DESIGNAÇÃO |
HORAS |
MODALIDADE / PÚBLICO ALVO |
CONTEÚDOS |
55 |
Auxiliares Acção Educativa: Desenvolver as Competências para Inovar as Práticas |
135 |
Curso de Formação / Aux. Acção Educ. |
Módulo A: Desenvolvimento Organizacional – 22 horas Módulo B: Aspectos Pedagógicos da Acção Educativa – 22 horas Módulo C: Desenvolvimento Psicológico da Criança e do Adolescente – 22 horas Módulo D: Promoção da Saúde – 22 horas Módulo E: Animação e intervenção Sócio-Cultural – 22 horas Módulo F: Tecnologias de Informação e Comunicação (informática) – 22horas Módulo G: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 3 horas |
56 |
Pessoal administrativo: Desenvolver Competências para Melhorar os Serviços |
80 |
Curso de Formação / Func. Adm. |
Módulo A- Desenvolvimento Organizacional – 23 horas Módulo B: Aspectos Pedagógicos da Acção Educativa – 23 horas Módulo C: A utilização da Informática nos Serviços Administrativos – 32 horas Módulo D: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 2 horas |
57 |
Abertura do Plano de Formação do Pessoal Não Docente para 2000/2001 |
7 |
Jornada / Aux. Acção Educ., Func. Adm, Cons. Exec., ... |
Divulgação do Plano de Formação O novo modelo de autonomia: competências do Pessoal Não Docente na construção de uma escola em mudança |
58 |
Sectores funcionais da Administração Escolar |
25 |
Oficina de formação / Func. Adm. |
Promoção de treino de base em contexto: Módulo A: Sectores funcionais de administração escolar – 23 horas Módulo D: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 2 horas |
59 |
As Tecnologias de Informação e Comunicação nos Serviços Administrativos: Utilização da Folha de Cálculo |
25 |
Curso de Formação / Func. Adm. |
Módulo A: Conceito de folha de cálculo – 1 hora Módulo B: Edição e formatação da folha de cálculo – 6 horas Módulo C: Utilização de funções – 7 horas Módulo D: Criação de máscaras / modelos – 2 horas Módulo E: Elaboração, tratamento e integração de gráficos – 2 horas Módulo F: utilização das ferramentas de desenho do Excel – 1 hora Módulo G: Aplicação prática dos conhecimentos em contexto administrativo – 4 horas Módulo H: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 2 horas |
60 |
Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Serviços Administrativos |
25 |
Curso de Formação / Func. Adm. |
Módulo A: Windows – 3 horas Módulo B: Processador de texto Word – 8 horas Módulo C: Folha de cálculo Excel – 4 horas Módulo D: Internet – 8 horas Módulo D: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 2 horas |
61 |
Formação de auxiliares de Bibliotecas / Mediatecas / Centros de Recursos |
25 |
Curso de Formação / Aux. Acção Educ. |
Módulo A: Noções gerais de documentação – 9 horas Módulo B: Utilização do registo informático – 9 horas Módulo C: Atendimento e orientação de utentes – 5 horas Módulo D: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 2 horas |
62 |
Formação de Aux. de Acção Ed. na área de Laboratórios Escolares de Química e Biologia |
25 |
Curso de Formação / Aux. Acção Educ. |
Módulo A: Regras gerais de segurança – 3 horas Módulo B: Protecção pessoal, armazenamento, reagentes – 3 horas Módulo C: Destruição de resíduos – prevenção de incêndios, ... – 3 horas Módulo D: Nomenclatura e manuseamento de materiais – 3 horas Módulo E: Regras de utilização dos materiais – 3 horas Módulo F: Medição de volumes – 4 horas Módulo G: Preparação de soluções – 4 horas Módulo H: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 2 horas |
63 |
Formação de Pessoal Auxiliar na Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
25 |
Curso de Formação / Aux. Acção Educ. |
Módulo A: Windows – 3 horas Módulo B: Processador de texto Word – 8 horas Módulo C: Folha de cálculo Excel – 4 horas Módulo D: Internet – 8 horas Módulo D: Avaliação e Reflexão sobre a Formação – 2 horas |
64 |
Dinâmica de Trabalho de Projecto |
25 |
Curso de Formação / |
O projecto como modo de organização do trabalho Planificação e realização das acções |