Qualidade XXI


qualidade xxi.GIF (4587 bytes) O projecto Qualidade XXI nasceu do projecto-piloto sobre Avaliação da Qualidade na Educação Escolar. É uma iniciativa da Comissão Europeia onde participaram no ano de 1998 cerca de 100 escolas pertencentes a 18 países. Os seus principais objectivos consistem em fomentar o uso sistemático de instrumentos de auto-avaliação por parte das escolas básicas e secundárias, tendo em vista melhorar a qualidade do seu desempenho e funcionamento, bem como, numa perspectiva de longo prazo, criar condições para a generalização progressiva de estratégias desta natureza a nível daqueles estabelecimentos de ensino.

Portugal

Em Portugal o projecto, sob a coordenação do Instituto de Inovação  envolveu no 1º ano 5 escolas distribuídas pelo continente. No ano de 1999 envolve 25 escolas abragendo as regiões autónomas da Madeira e Açores. Este número irá aumentar nos próximos anos, já que um dos objectivos é alargar, de uma forma sustentada, o projecto a um grande número de escolas do continente e ilhas. Inclusive o próximo encontro, previsto para o ano 2000, prevê-se que seja baseado na utilização da vídeoconferência.

Nos dias 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro de 1999, realizou-se no Forum do Seixal, com o apoio de diversas Instituições, o II Encontro Nacional deste projecto, com a presença de convidados comunitários.