Revista Bimensal 
Edição 19 - Abril 07
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição:
Empreendedorismo na escola 

 

Editorial

Empreendedorismo: uma ideia nova, uma palavra da moda, uma metodologia activa?

Mobilizados, uma vez mais, pela curiosidade, pela vontade e o prazer de conhecer e aprender, procurámos compreender a importância deste conceito, cujo sentido, tem merecido uma crescente atenção e intencionalidade, por parte dos dirigentes do Ministério da Educação, a nível central e, consequentemente, a nível das escolas, por parte da sua direcção e de alguns professores mais inovadores.

Projectámos, assim, partilhar, nesta 19ª edição da revista Proformar On-line, algumas abordagens à temática em apreço, acreditando no poder galvanizador da palavra, da experiência e da reflexão, recursos essenciais, presentes nos contributos dos nossos estimados e experientes colaboradores.

Reportamo-nos a iniciativas em curso, as quais constituem interessantes percursos para quem queira ousar desafiar-se …

Exemplos vários, alguns incipientes ainda, mas significativos, porque permitem questionar, pensar, organizar, escolher, decidir, avaliar, fazer acontecer, empreender.

Empreendedorismo, metodologia que privilegia a participação activa dos alunos e a responsabilização dos mesmos, na concepção dos seus próprios percursos; inclui uma componente prática forte de conhecimento do meio; contribui para o apoio à transição dos jovens para a vida activa e proporciona-lhes uma experiência enriquecedora, motivadora e divertida.

No sentido de sensibilizar e motivar para a inovação das práticas pedagógicas, numa lógica de abertura à Comunidade, aceitámos promover, em parceria com a Associação Parque de Ciência e Tecnologia Almada – Madan Parque de Ciência, o programa de aprendizagem Empreender na Escola (ENE - Almada) implicando, numa primeira fase, as dez Escolas Secundárias do Concelho de Almada, extensivo, numa segunda fase, às restantes Escolas do Ensino Básico.

Decidimos, deste modo, promover o desenvolvimento de competências de alunos e professores, a nível de autonomia, de comunicação, de predisposição para assumir novos papéis, como protagonistas, em equipa, com iniciativa e espírito empreendedor, estimulando a criatividade e o ensino aprendizagem através da acção.

Empenhados em aprender a lidar com contextos mutáveis e incertos, proporcionando uma intervenção cívica activa e comprometida, procuramos fazer face à grandeza dos problemas, perspectivados como grandes oportunidades.

Reiteramos, como lição, a necessidade de garantir uma formação contínua de professores que prepare e securize, cada um, para a exigência dos desafios da contemporaneidade e do conhecimento a construir para os enfrentar.

 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR

 

Índice


Dossier Especial

É Básico Investir no Futuro


 

 


Participam neste número

.......

Adelaide Silva
Ana Cristina Cunha
Ana Filipa Ruas

Ana Mafalda Ribeiro

Ana Paiva

Ana Paula Vasconcelos

Eurídice Cristo
Luísa Ferreira

Mariana Gonçalves
Rui Ferreira
Sérgio Félix
Sílvia Matias

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Abril, 2007

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!

Conferência

Empreendedorismo: um mercado de oportunidades

Grande Auditório da FCT-UNL

10 de Maio de 2007

PROGRAMA