Revista Bimensal 
Edição 19 - Abril 07
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Projecto ENE – Empreender Na Escola

 

Eurídice Cristo
Coordenadora do Projecto ENE


O Projecto ENE Empreender Na Escola foi um projecto co-financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, desenvolvido entre Junho de 2002 e Outubro de 2004 pelo BIC Algarve-Huelva e por uma parceria de desenvolvimento constituída por entidades locais/regionais de entre as quais se destaca a Direcção Regional de Educação do Algarve. Em 2006 realizou-se a disseminação do projecto em todo o território de Portugal continental e actualmente o ENE encontra-se em apropriação por diversas escolas e entidades.

O projecto ENE surgiu a partir da constatação de que havia uma carência de espírito empreendedor na nossa sociedade e de que era fundamental “aprender a empreender”, começando desde cedo - se possível nos bancos da escola! Com esta iniciativa procurava-se proporcionar uma resposta complementar aos programas curriculares existentes no ensino secundário português que privilegiasse sobretudo a participação activa das/os alunas/os e a responsabilização das/os mesmas/os na concepção dos seus próprios percursos.

Essa resposta deveria apresentar uma componente prática forte que incluísse o conhecimento do meio, a detecção de oportunidades de trabalho e oportunidades para o futuro, o aumento da empregabilidade das/os jovens e o apoio à sua transição para a vida activa, proporcionando-lhes ao mesmo tempo, uma experiência divertida e motivadora.

O ENE foi aplicado em dez escolas secundárias do Algarve como um programa de aprendizagem não formal, trabalhado em disciplinas como “Técnicas de Organização Empresarial” e “Trabalhos Administrativos” ou, de forma transversal, na “Área Projecto”, como uma dedicação média de 3 h por semana. Os destinatários foram alunos, de 15 a 19 anos, que frequentavam, na sua maioria, cursos tecnológicos do ensino secundário.

O ENE consistiu, basicamente, num programa de aprendizagem em torno da elaboração de um Plano de Negócios durante um ano lectivo, suportado por materiais didácticos e por um leque diversificado de actividades que incluiu, entre outras, Formação para Professores, Visitas a Empresas, um Concurso de Ideias, uma Exposição das Ideias de Negócio, Estágios em Empresas e Cooperação Transnacional.

MATERIAIS DIDÁCTICOS

No âmbito do projecto ENE foram concebidos, testados e implementados diversos materiais de apoio à aprendizagem, dos quais se seleccionaram e melhoraram os seguintes: Manual do Aluno, Manual do Professor, CD-ROM do Aluno e o CD-ROM do Professor. O Manual do Aluno está estruturado em dez capítulos, propondo a realização de um exercício prático – a elaboração de um Plano de Negócios. O Manual do Professor contém referências e exercícios para apoiar os professores na aplicação da Metodologia ENE. Os CD-ROM contém instrumentos de suporte (mapas financeiros, fichas) e os textos dos Manuais para imprimir.

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

A motivação dos alunos passou primeiro pela motivação e envolvimento dos respectivos professores. Foram realizados dois tipos de acção de formação: um curso intensivo de curta duração (25 h) e uma acção de formação, em contexto de trabalho, segundo a modalidade de “projecto”. As acções de formação para professores resultaram da colaboração com os Centros de Formação de Olhão e de Faro. As Acções encontram-se acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e conferiram aos professores unidades de crédito para progressão na carreira.

VISITAS A EMPRESAS

O objectivo das visitas foi proporcionar aos alunos o contacto com empresas da região e infra-estruturas de apoio a empresas (Centro de Formalidade de Empresas, Ninho de Empresas, CACE). Pretendia-se desmitificar a empresa como algo complexo e transmitir aos jovens a possibilidade de poderem vir a criar, no futuro, a sua própria empresa. Foram visitadas P.M.E. de referência para a região (ex. corticeiras), micro-empresas constituídas ou geridas por jovens; empresas geridas por mulheres, empresas de base tecnológica… Ao longo dos dois anos colaboraram cerca de vinte empresas.

CONCURSO ENE IDEIAS

O Concurso foi concebido para valorar e premiar o trabalho dos alunos na elaboração do Plano de Negócios. O Júri foi composto pelos Presidentes dos Conselhos Executivos, um Professor designado de cada escola e um representante da Parceria de Desenvolvimento. Nas duas edições do Projecto ENE foram atribuídos prémios de Participação, Menções Honrosas, Melhor Projecto de cada Escola e 1º Prémio. Contou-se também com a colaboração de outras entidades (Câmara Municipal de Olhão, Papelarias, Editoras, etc). Em 2003, o 1º Prémio foi para 3 jovens da Escola de Olhão que “projectaram” uma empresa de serviços integrados para casamentos. A "empresa” vencedora de 2004 foi apresentada por duas alunas da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos. A Rita e a Catarina conceberam uma empresa agro-alimentar e de turismo rural que explora a fileira da alfarroba - a Alfarrobinha, Lda. (http://alfarrobinha.com.sapo.pt/)

EXPO ENE

No final de cada ano lectivo os alunos apresentaram as ideias de negócio que submeteram a concurso. A Expo ENE foi o acontecimento mais mediático do Projecto “Empreender na Escola”, tendo reunido alunos, professores, mães/pais, imprensa regional, presidentes de câmaras. A Expo ENE permitiu travar conhecimento com os diversos trabalhos dos alunos e proporcionar o convívio entre alunos e professores de diversas escolas.

ESTÁGIOS

Ao longo dos dois anos foram realizados 40 Estágios de um mês com acompanhamento semanal. Colaboraram nesta actividade cerca de 25 empresas da região.

COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL


A participação do ENE na Rede Transnacional “Empower Professionals”, envolvendo escolas, câmaras, institutos e centros de formação da Áustria, Finlândia, Países Baixos e Portugal permitiu o intercâmbio de experiências na área da educação para o empreendedorismo e proporcionou a professores e técnicos de Educação/Formação algarvios o contacto com outras formas de “aprender a empreender”.


Em 2006 realizaram-se Sessões de Disseminação nas cidades “sede” das Direcções Regionais de Educação (Coimbra, Évora, Faro e Lisboa), Workshops formativos (Faro e Almada), Sessões em Escolas Secundárias e Profissionais (Alte, Beja, Évora, Grândola, Lisboa, S. Bartolomeu de Messines, S. Brás de Alportel) e ainda inúmeras participações em seminários, reuniões, workhops, mostras, a convite das mais diversas entidades.

Actualmente, o ENE está a ser desenvolvido nas seguintes escolas: Escola Secundária de Lagoa, Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, em Olhão; Escola Secundária João de Deus, Escola Secundária Pinheiro e Rosa e Escola Secundária Tomás Cabreira , em Faro; Escola Secundária José Belchior Viegas, em S. Brás de Alportel; Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos; Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão; Escolas Secundárias Rainha D. Amélia e D. Dinis, em Lisboa; Escola Secundária Monte da Caparica, em Almada; Escola Secundária D. Manuel I, em Beja; Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no Seixal; Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça; Escola Secundária António Inácio da Cruz, em Grândola; Escola Secundária de Odemira; Escola Secundária da Lousã; Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, em Lisboa; Escola Profissional de Torres Novas. Outras escolas manifestaram já o desejo de aplicar o ENE no próximo ano lectivo.

É de salientar a incorporação da metodologia ENE por parte do Madan Parque de Ciência em colaboração com o Centro de Formação de Professores PROFORMAR e a Escola Secundária Monte da Caparica, que escolheram o ENE como ferramenta de promoção de atitudes empreendedoras entre os alunos do ensino secundário das escolas de Almada, após vários meses de pesquisa e contactos com entidades nacionais e estrangeiras que têm vindo a desenvolver programas de educação em empreendedorismo no ensino secundário.

O projecto “ENE – Almada” visa promover uma cultura empreendedora entre os alunos das dez escolas secundárias de Almada, com base no programa de ensino do empreendedorismo desenvolvido e testado, no âmbito do projecto ENE – Empreender na Escola. A implementação da metodologia ENE nas escolas secundárias de Almada está prevista para o ano lectivo 2007/2008, sendo precedida, durante o ano lectivo em curso, pela sua validação no contexto local de Almada e a sensibilização e preparação de escolas e professores para a adesão a esta iniciativa. A sua aplicação aos alunos de Almada segue genericamente o plano ENE tendo incluído, adicionalmente, a introdução da temática da propriedade industrial, a integração de tutoria na área do empreendedorismo social e a promoção de visitas a centros de investigação. Durante este ano lectivo (2006/07) a metodologia ENE está a ser testada na escola secundária Monte da Caparica, com uma turma piloto.

Para mais informações consulte o website: www.projecto-ene.com.


Olhão, 9 de Abril de 2007