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Projecto
ENE – Empreender Na Escola
Eurídice Cristo
Coordenadora do Projecto ENE
O Projecto ENE –
Empreender Na Escola foi um projecto
co-financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL,
desenvolvido entre Junho de 2002 e Outubro de 2004 pelo BIC
Algarve-Huelva e por uma parceria de desenvolvimento
constituída por entidades locais/regionais de entre as quais
se destaca a Direcção Regional de Educação do Algarve. Em
2006 realizou-se a disseminação do projecto em todo o
território de Portugal continental e actualmente o ENE
encontra-se em apropriação por diversas escolas e entidades.
O projecto ENE surgiu a partir da constatação
de que havia uma carência de espírito empreendedor na nossa
sociedade e de que era fundamental “aprender a empreender”,
começando desde cedo - se possível nos bancos da escola! Com
esta iniciativa procurava-se proporcionar uma resposta
complementar aos programas curriculares existentes no ensino
secundário português que privilegiasse sobretudo a
participação activa das/os alunas/os e a responsabilização
das/os mesmas/os na concepção dos seus próprios percursos.
Essa resposta deveria apresentar uma componente
prática forte que incluísse o conhecimento do meio, a
detecção de oportunidades de trabalho e oportunidades para o
futuro, o aumento da empregabilidade das/os jovens e o apoio
à sua transição para a vida activa, proporcionando-lhes ao
mesmo tempo, uma experiência divertida e motivadora.
O ENE foi aplicado em dez escolas secundárias
do Algarve como um programa de aprendizagem não formal,
trabalhado em disciplinas como “Técnicas de Organização
Empresarial” e “Trabalhos Administrativos” ou, de forma
transversal, na “Área Projecto”, como uma dedicação média de
3 h por semana. Os destinatários foram alunos, de 15 a 19
anos, que frequentavam, na sua maioria, cursos tecnológicos
do ensino secundário.
O ENE consistiu, basicamente, num programa de
aprendizagem em torno da elaboração de um Plano de Negócios
durante um ano lectivo, suportado por materiais didácticos e
por um leque diversificado de actividades que incluiu, entre
outras, Formação para Professores, Visitas a Empresas, um
Concurso de Ideias, uma Exposição das Ideias de Negócio,
Estágios em Empresas e Cooperação Transnacional.
MATERIAIS DIDÁCTICOS
No âmbito do projecto ENE foram concebidos, testados
e implementados diversos materiais de apoio à aprendizagem,
dos quais se seleccionaram e melhoraram os seguintes: Manual
do Aluno, Manual do Professor, CD-ROM do Aluno e o CD-ROM do
Professor. O Manual do Aluno está estruturado em dez
capítulos, propondo a realização de um exercício prático – a
elaboração de um Plano de Negócios. O Manual do Professor
contém referências e exercícios para apoiar os professores
na aplicação da Metodologia ENE. Os CD-ROM contém
instrumentos de suporte (mapas financeiros, fichas) e os
textos dos Manuais para imprimir.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
A motivação dos alunos passou primeiro pela motivação
e envolvimento dos respectivos professores. Foram realizados
dois tipos de acção de formação: um curso intensivo de curta
duração (25 h) e uma acção de formação, em contexto de
trabalho, segundo a modalidade de “projecto”. As acções de
formação para professores resultaram da colaboração com os
Centros de Formação de Olhão e de Faro. As Acções
encontram-se acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico
de Formação Contínua e conferiram aos professores unidades
de crédito para progressão na carreira.
VISITAS A EMPRESAS
O objectivo das visitas foi proporcionar aos alunos o
contacto com empresas da região e infra-estruturas de apoio
a empresas (Centro de Formalidade de Empresas, Ninho de
Empresas, CACE). Pretendia-se desmitificar a empresa como
algo complexo e transmitir aos jovens a possibilidade de
poderem vir a criar, no futuro, a sua própria empresa. Foram
visitadas P.M.E. de referência para a região (ex.
corticeiras), micro-empresas constituídas ou geridas por
jovens; empresas geridas por mulheres, empresas de base
tecnológica… Ao longo dos dois anos colaboraram cerca de
vinte empresas.
CONCURSO ENE IDEIAS
O Concurso foi concebido para valorar e premiar o
trabalho dos alunos na elaboração do Plano de Negócios. O
Júri foi composto pelos Presidentes dos Conselhos
Executivos, um Professor designado de cada escola e um
representante da Parceria de Desenvolvimento. Nas duas
edições do Projecto ENE foram atribuídos prémios de
Participação, Menções Honrosas, Melhor Projecto de cada
Escola e 1º Prémio. Contou-se também com a colaboração de
outras entidades (Câmara Municipal de Olhão, Papelarias,
Editoras, etc). Em 2003, o 1º Prémio foi para 3 jovens da
Escola de Olhão que “projectaram” uma empresa de serviços
integrados para casamentos. A "empresa” vencedora de 2004
foi apresentada por duas alunas da Escola Secundária Júlio
Dantas, em Lagos. A Rita e a Catarina conceberam uma empresa
agro-alimentar e de turismo rural que explora a fileira da
alfarroba - a Alfarrobinha, Lda. (http://alfarrobinha.com.sapo.pt/)
EXPO ENE
No final de cada ano lectivo os alunos apresentaram
as ideias de negócio que submeteram a concurso. A Expo ENE
foi o acontecimento mais mediático do Projecto “Empreender
na Escola”, tendo reunido alunos, professores, mães/pais,
imprensa regional, presidentes de câmaras. A Expo ENE
permitiu travar conhecimento com os diversos trabalhos dos
alunos e proporcionar o convívio entre alunos e professores
de diversas escolas.
ESTÁGIOS
Ao longo dos dois anos foram realizados 40 Estágios
de um mês com acompanhamento semanal. Colaboraram nesta
actividade cerca de 25 empresas da região.
COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL
A participação do ENE na Rede Transnacional
“Empower Professionals”, envolvendo escolas, câmaras,
institutos e centros de formação da Áustria, Finlândia,
Países Baixos e Portugal permitiu o intercâmbio de
experiências na área da educação para o empreendedorismo e
proporcionou a professores e técnicos de Educação/Formação
algarvios o contacto com outras formas de “aprender a
empreender”.
Em 2006 realizaram-se Sessões de Disseminação nas
cidades “sede” das Direcções Regionais de Educação (Coimbra,
Évora, Faro e Lisboa), Workshops formativos (Faro e Almada),
Sessões em Escolas Secundárias e Profissionais (Alte, Beja,
Évora, Grândola, Lisboa, S. Bartolomeu de Messines, S. Brás
de Alportel) e ainda inúmeras participações em seminários,
reuniões, workhops, mostras, a convite das mais diversas
entidades.
Actualmente, o ENE está a ser desenvolvido nas
seguintes escolas: Escola Secundária de Lagoa, Escola
Secundária de Vila Real de Santo António, Escola Secundária
Francisco Fernandes Lopes, em Olhão; Escola Secundária João
de Deus, Escola Secundária Pinheiro e Rosa e Escola
Secundária Tomás Cabreira , em Faro; Escola Secundária José
Belchior Viegas, em S. Brás de Alportel; Escola Secundária
Júlio Dantas, em Lagos; Escola Secundária Manuel Teixeira
Gomes, em Portimão; Escolas Secundárias Rainha D. Amélia e
D. Dinis, em Lisboa; Escola Secundária Monte da Caparica, em
Almada; Escola Secundária D. Manuel I, em Beja; Escola
Secundária Manuel Cargaleiro, no Seixal; Escola Secundária
D. Inês de Castro, em Alcobaça; Escola Secundária António
Inácio da Cruz, em Grândola; Escola Secundária de Odemira;
Escola Secundária da Lousã; Escola Profissional de Artes,
Tecnologias e Desporto, em Lisboa; Escola Profissional de
Torres Novas. Outras escolas manifestaram já o desejo de
aplicar o ENE no próximo ano lectivo.
É de salientar a incorporação da metodologia ENE por
parte do Madan Parque de Ciência em colaboração com o Centro
de Formação de Professores PROFORMAR e a Escola Secundária
Monte da Caparica, que escolheram o ENE como ferramenta de
promoção de atitudes empreendedoras entre os alunos do
ensino secundário das escolas de Almada, após vários meses
de pesquisa e contactos com entidades nacionais e
estrangeiras que têm vindo a desenvolver programas de
educação em empreendedorismo no ensino secundário.
O projecto “ENE – Almada” visa promover uma
cultura empreendedora entre os alunos das dez escolas
secundárias de Almada, com base no programa de ensino do
empreendedorismo desenvolvido e testado, no âmbito do
projecto ENE – Empreender na Escola. A implementação da
metodologia ENE nas escolas secundárias de Almada está
prevista para o ano lectivo 2007/2008, sendo precedida,
durante o ano lectivo em curso, pela sua validação no
contexto local de Almada e a sensibilização e preparação de
escolas e professores para a adesão a esta iniciativa. A sua
aplicação aos alunos de Almada segue genericamente o plano
ENE tendo incluído, adicionalmente, a introdução da temática
da propriedade industrial, a integração de tutoria na área
do empreendedorismo social e a promoção de visitas a centros
de investigação. Durante este ano lectivo (2006/07) a
metodologia ENE está a ser testada na escola secundária
Monte da Caparica, com uma turma piloto.
Para mais informações consulte o website:
www.projecto-ene.com.
Olhão, 9 de Abril de 2007
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