Revista Bimensal 
Edição 8 - Março 05
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Biblioteca Escolar:
Um conceito e não apenas um espaço


 

João Paulo Proença
Coordenador da BE/CRE Lorosae
EBI da Charneca de Caparica

http://crelorosae.no.sapo.pt


Fez em Setembro três anos que assumi a coordenação da BE/CRE da EBI da Charneca de Caparica. Sabia que ela tinha uma dinâmica própria e que pertencia às redes Nacional e Concelhia das Bibliotecas Escolares e pouco mais...

Isso foi bom, pois umas das primeiras questões que coloquei a mim próprio foi a de que: “Para que é que serve uma Biblioteca Escolar? Será que é só para emprestar livros?”
Até há uns anos, quando se falava de biblioteca escolar, referíamo-nos a ela como um espaço onde apenas havia livros e que pouco mais interesse teria. Mas será que a Escola mudaria muito se ela não tivesse Biblioteca? Até há bem poucos anos penso que a resposta seria: não e considerava-se normal que, quando havia falta de funcionários, este fosse o primeiro espaço a fechar, pois não causaria muito transtorno a alunos e professores.

Assim, procurar respostas a estas questões tem sido uma dos assuntos a que recorrentemente temos voltado nas reuniões que vamos tendo tanto na equipa coordenadora como com os professores que connosco trabalham no CRE Lorosae.

Hoje, passados três anos, temos bem claras algumas respostas a estas questões e toda a escola tem consciência de que se não existisse a BE/CRE esta seria bem mais pobre e diferente porque:

- A Biblioteca Escolar é (deve ser) um espaço de construção do conhecimento e não apenas um espaço onde se pode encontrar informação, pois o mais importante é o que se faz com a informação recolhida.

- A aprendizagem é um processo lento, contínuo e activo. Os alunos aprendem a ritmos diferentes, construindo os seus próprios conhecimentos. O tempo, o espaço e o ritmo da sala de aula não são os mais favoráveis para este processo. O conceito do Centro de Recursos Educativos é mais propício para a aprendizagem.

- Os alunos precisam de aprender em situações dinâmicas onde coexistam diferentes fontes de informação e de acesso à mesma.

- A principal tarefa da Escola é preparar os alunos para o mundo do trabalho, para a vivência da cidadania e para uma aprendizagem ao longo da vida pois o conhecimento está em constante evolução. Para esta tarefa a Biblioteca Escolar pode desempenhar um papel inestimável.

- A investigação está na base da construção do conhecimento. Ela deve estar no centro do desenvolvimento curricular, trabalhar em projecto supõe uma mudança metodológica, leva a um trabalho de equipa em que impere a cooperação de diferentes áreas e se dê um especial ênfase à autonomia do aluno. As estratégias que guiam o trabalho de projecto são dirigidas no sentido de capacitar o aluno para aprender trabalhando a informação.

- Está demonstrado que existe uma relação causal entre sucesso escolar e literacia, assim formar crianças leitoras para a vida é tarefa da escola. Estas devem ter acesso a colecções de livros e outros materiais actuais e de qualidade. Devem ainda ter contacto com gente adulta que leia e que lhe sirva de modelo: responsáveis de bibliotecas e professores que demonstrem o seu entusiasmo pelos livros mediante leitura em voz alta e programas de fomento da leitura; tempo diário na escola para ler por prazer, para se informar e para investigar.

- Segundo um investigador Norte-americano Curry Lance (2001) há uma causalidade directa entre BE, o sucesso escolar, o aumento dos níveis de leitura e o desenvolvimento da autonomia dos alunos quando:

  • A BE integra a planificação e o ensino dos professores, articula a sala de aula, integra a literacia de informação e responde às necessidades individuais dos alunos.
  • Há qualidade da colecção no suporte ao currículo.
  • Há uma integração das TIC no processo de Ensino Aprendizagem.
  • Há uma cooperação entre a BE e outras bibliotecas nomeadamente a pública.

Tudo o que dissemos atrás pressupõe uma mudança nas diferentes estruturas da escola e a assumpção de que nela não existe “O espaço das salas de aula” e “O espaço da BE/CRE”. Há sim um único e grande espaço da Escola e a descoberta de que a sala de aula é e deve ser um Centro de Recursos e este não é um local mas sim uma ideia/um conceito. O verdadeiro desenvolvimento das Bibliotecas Escolares (e consequentemente da Escola) pressupõe uma mudança radical no processo de ensino-aprendizagem; toda a Escola se converte num grande Centro de Recursos, as equipas de professores planificam em conjunto, tendo em conta os recursos existentes e num ensino por projecto(s); Os Conselhos Executivos e Pedagógico apoiam e lideram o uso das bibliotecas escolares e levam a sério o financiamento e os recursos humanos da Biblioteca Escolar.

Este tem sido o nosso trabalho. Mais do que realizar diferentes actividades ou ter um maior ou menor dinamismo na animação da Biblioteca Escolar o nosso trabalho tem sido o de conseguir que as diferentes estruturas da Escola entendam esta nova filosofia e que entendam a Biblioteca como algo em permanente construção. Temos tido algum sucesso neste campo e os nossos dados estatísticos falam por nós.

Quanto às actividades que temos desenvolvido, estas são as que importa menos referir neste artigo, no entanto é importante referir que todas elas se enquadram na consecução de dois eixos fundamentais do nosso Projecto Educativo e Curricular de Escola: “O gosto pela leitura como conseguir?” e “o uso das TIC como condição de acesso à cidadania e de aprendizagem ao longo da vida” e que, todas elas são feitas em articulação com os diferentes departamentos curriculares e Conselho Pedagógico.

Posto isto convido-o a conhecer melhor o nosso trabalho consultando a nossa web page em http://crelorosae.no.sapo.pt ou fazendo-nos uma visita. Será bem recebido.