Biblioteca Escolar:
Um conceito e não apenas um espaço
Coordenador
da BE/CRE Lorosae
EBI da Charneca de Caparica
http://crelorosae.no.sapo.pt
Fez em Setembro três anos que
assumi a coordenação da BE/CRE da EBI da Charneca de Caparica.
Sabia que ela tinha uma dinâmica própria e que pertencia às
redes Nacional e Concelhia das Bibliotecas Escolares e pouco
mais...
Isso foi bom, pois umas das primeiras questões que coloquei a
mim próprio foi a de que: “Para que é que serve uma Biblioteca
Escolar? Será que é só para emprestar livros?”
Até há uns anos, quando se falava de biblioteca escolar,
referíamo-nos a ela como um espaço onde apenas havia livros e
que pouco mais interesse teria. Mas será que a Escola mudaria
muito se ela não tivesse Biblioteca? Até há bem poucos anos
penso que a resposta seria: não e considerava-se normal que,
quando havia falta de funcionários, este fosse o primeiro
espaço a fechar, pois não causaria muito transtorno a alunos e
professores.
Assim, procurar respostas a estas questões tem sido uma dos
assuntos a que recorrentemente temos voltado nas reuniões que
vamos tendo tanto na equipa coordenadora como com os
professores que connosco trabalham no CRE Lorosae.
Hoje, passados três anos, temos bem claras algumas respostas a
estas questões e toda a escola tem consciência de que se não
existisse a BE/CRE esta seria bem mais pobre e diferente
porque:
- A Biblioteca Escolar é (deve ser) um espaço de construção do
conhecimento e não apenas um espaço onde se pode encontrar
informação, pois o mais importante é o que se faz com a
informação recolhida.
- A aprendizagem é um processo lento, contínuo e activo. Os
alunos aprendem a ritmos diferentes, construindo os seus
próprios conhecimentos. O tempo, o espaço e o ritmo da sala de
aula não são os mais favoráveis para este processo. O conceito
do Centro de Recursos Educativos é mais propício para a
aprendizagem.
- Os alunos precisam de aprender em situações dinâmicas onde
coexistam diferentes fontes de informação e de acesso à mesma.
- A principal tarefa da Escola é preparar os alunos para o
mundo do trabalho, para a vivência da cidadania e para uma
aprendizagem ao longo da vida pois o conhecimento está em
constante evolução. Para esta tarefa a Biblioteca Escolar pode
desempenhar um papel inestimável.
- A investigação está na base da construção do conhecimento.
Ela deve estar no centro do desenvolvimento curricular,
trabalhar em projecto supõe uma mudança metodológica, leva a
um trabalho de equipa em que impere a cooperação de diferentes
áreas e se dê um especial ênfase à autonomia do aluno. As
estratégias que guiam o trabalho de projecto são dirigidas no
sentido de capacitar o aluno para aprender trabalhando a
informação.
- Está demonstrado que existe uma relação causal entre sucesso
escolar e literacia, assim formar crianças leitoras para a
vida é tarefa da escola. Estas devem ter acesso a colecções de
livros e outros materiais actuais e de qualidade. Devem ainda
ter contacto com gente adulta que leia e que lhe sirva de
modelo: responsáveis de bibliotecas e professores que
demonstrem o seu entusiasmo pelos livros mediante leitura em
voz alta e programas de fomento da leitura; tempo diário na
escola para ler por prazer, para se informar e para
investigar.
- Segundo um investigador Norte-americano Curry Lance (2001)
há uma causalidade directa entre BE, o sucesso escolar, o
aumento dos níveis de leitura e o desenvolvimento da autonomia
dos alunos quando:
- A BE integra a planificação e o ensino dos professores,
articula a sala de aula, integra a literacia de informação e
responde às necessidades individuais dos alunos.
- Há qualidade da colecção no suporte ao currículo.
- Há uma integração das TIC no processo de Ensino Aprendizagem.
- Há uma cooperação entre a BE e outras bibliotecas nomeadamente
a pública.
Tudo o que dissemos atrás pressupõe uma mudança nas diferentes
estruturas da escola e a assumpção de que nela não existe “O
espaço das salas de aula” e “O espaço da BE/CRE”. Há sim um
único e grande espaço da Escola e a descoberta de que a sala
de aula é e deve ser um Centro de Recursos e este não é um
local mas sim uma ideia/um conceito. O verdadeiro
desenvolvimento das Bibliotecas Escolares (e consequentemente
da Escola) pressupõe uma mudança radical no processo de ensino-aprendizagem; toda a Escola se converte num grande
Centro de Recursos, as equipas de professores planificam em
conjunto, tendo em conta os recursos existentes e num ensino
por projecto(s); Os Conselhos Executivos e Pedagógico apoiam e
lideram o uso das bibliotecas escolares e levam a sério o
financiamento e os recursos humanos da Biblioteca Escolar.
Este tem sido o nosso trabalho. Mais do que realizar
diferentes actividades ou ter um maior ou menor dinamismo na
animação da Biblioteca Escolar o nosso trabalho tem sido o de
conseguir que as diferentes estruturas da Escola entendam esta
nova filosofia e que entendam a Biblioteca como algo em
permanente construção. Temos tido algum sucesso neste campo e
os nossos dados estatísticos falam por nós.
Quanto às actividades que temos desenvolvido, estas são as que
importa menos referir neste artigo, no entanto é importante
referir que todas elas se enquadram na consecução de dois
eixos fundamentais do nosso Projecto Educativo e Curricular de
Escola: “O gosto pela leitura como conseguir?” e “o uso das TIC como condição de acesso à cidadania e de aprendizagem ao
longo da vida” e que, todas elas são feitas em articulação com
os diferentes departamentos curriculares e Conselho
Pedagógico.
Posto isto convido-o a conhecer melhor o nosso trabalho
consultando a nossa web page em
http://crelorosae.no.sapo.pt ou fazendo-nos uma visita.
Será bem recebido.
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