Revista Bimensal 
Edição 17 - Dezembro 06
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proFORM R
online

 



Jornal ESCOLAPRESS

http://www.esec-valenca.rcts.pt/jornal.htm
 

Lucília Morais
Esc. Sec. de Valença


 
A primeira edição do jornal ESCOLAPRESS on-line surgiu em Novembro de 2003. Em suporte papel, o jornal existia há mais de uma década, devido ao trabalho desenvolvido pela professora Rosa Gondim, do departamento de Língua Portuguesa, cuja experiência permitiu que a versão on-line surgisse já limada.

Com o recurso à Internet, o projecto ESCOLAPRESS ganhou novos contornos e uma nova projecção, reformulando-se, actualizando-se, mas mantendo-se firme no seu propósito de educar para a cidadania. O jornal orienta-se por princípios de interdisciplinaridade e transversalidade, tendo por objectivos promover a expressão escrita e desenvolver o espírito de iniciativa, curiosidade e autonomia. O seu lema é dar voz aos alunos, responsabilizando-os e motivando-os para uma comunicação no seio da comunidade.

Nos últimos três anos, participaram no jornal cerca de 180 alunos. Devido às características da escola, torna-se difícil constituir uma equipa de trabalho fixa, com alunos que colaborem no jornal de uma forma sistemática. Cada nova edição depende essencialmente da capacidade de mobilização dos professores para os incentivarem a participar no projecto. Há, portanto, uma estreita relação entre os textos editados no jornal e os conteúdos leccionados nas diversas disciplinas.

A principal vantagem da versão electrónica consiste na possibilidade de se actualizarem permanentemente os seus conteúdos, valorizando-se a imagem, pois foi a existência de um vasto registo fotográfico das actividades realizadas na escola que deu uma maior visibilidade ao jornal.

Após a escolha de um modelo de páginas, a sua edição decorre com fluidez. A existência de uma dinâmica TIC facilita a publicação dos artigos, elaborados e apresentados em formato digital pelos alunos. Em seguida, o conteúdo do jornal é ampliado na Biblioteca Escolar com recurso à informação divulgada pelo Ministério da Educação, editoras e outras instituições, procedendo-se por fim ao seu upload.

O estreitamento da relação Escola–Meio permitiu, em certas ocasiões, que o ESCOLAPRESS assumisse um carácter mais interventivo, nomeadamente através de artigos dedicados ao meio ambiente ou a questões de saúde pública. O facto de nos localizarmos numa região trans-fronteiriça foi igualmente um factor importante na consolidação de um projecto educativo que, através da Internet, se tornou mais facilmente partilhado e enriquecido.