Revista Bimensal 
Edição 12 - Dezembro 05
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição: O ensino experimental das ciências: do conceito à prática - Práticas e Projectos

 

Editorial

       
A Ciência, uma fada num conto de louco... - A luz é lavada - Como o que nós vemos É nítido e pouco! 
Não saber o modo de pensar o mundo!
Fernando Pessoa


Com a dedicação e determinação de uma pequena equipa organizadora, com a dádiva de uma grande equipa de tantos e tão competentes colaboradores, com a força persistente do desejar, poder, querer, crer – juntos - partimos, vamos, somos.

Idealizámos um projecto de comunicação ampla, de saberes e competências, de teorias e práticas, de reflexão e acção, de Educação e Formação. A experiência gratificante, diz-nos que já ganhámos, globalmente, o desafio, ao (re)conhecermos o valor da partilha, o significado da palavra, o sentido do Encontro com o Outro, a construção de redes, de comunidades aprendentes, de nós.

Entre nós vive a revista Proformar On-line, que se afirma pela qualidade e diversidade de temas e problemas, criteriosamente, seleccionados e desenvolvidos.

Navegamos, há cerca de dois anos, por caminhos virtuais, tornando real este espaço aberto e inovador, criado por inesgotáveis fontes de sabedoria, fluindo pela palavra escrita, pelo estudo experienciado, pela leitura crítica da realidade, pela reflexão e interacção continuadas.

Convocamos com redobrada alegria, os nossos leitores para a 12ª publicação, (no ano internacional da Física) consagrada a "O Ensino Experimental das Ciências: do Conceito à Prática - Práticas e Projectos". Este número congrega uma multiplicidade de abordagens, a partir de diferentes áreas de saber e de perspectivas de análise, protagonizadas por professores do Ensino Básico e Secundário, investigadores e cientistas que, apostando, particularmente, na sensibilização de crianças e jovens, se propõem desenvolver competências e metodologias experimentais, visando criar o gosto de aprender Ciência, no sentido de explicar a Vida e de compreender o Mundo.

Imaginemos, simbolicamente, esta revista, qual árvore, recheada de belos e preciosos presentes natalícios, a pedirem ser descobertos e reconhecidos, como escolhas de eleição, por quem, amigavelmente, oferece, pelo simples gosto de dar, muito e do melhor de si.

Afectuosamente, convidamo-vos a aceitar brindar com Ciência este Tempo de Natal e de Futuro!

Sejam Felizes e Participativos: dêem-nos o presente da vossa colaboração, críticas, sugestões e ideias. Navegar é preciso.

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR


Próximo número da Proform@r Online

O Ensino Experimental das Ciências: do conceito à prática : Investigação/Acção/Reflexão

 

Índice

  • Editorial

  • Valerá a pena realizar aulas laboratoriais no ensino das ciências?

  • Ciências Experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico…

  • O Trabalho Laboratorial no Ensino Secundário: Novas Exigências, Práticas Diferentes

  • Contributos para a
    aprendizagem da Ciência no 1º Ciclo e Pré-escolar

  • História de um Clube de Ciência

  • Clube de Ciências Experimentais 

  •  O Cantinho das Experiências

  • Webquest: Preparação de soluções aquosas em laboratório

  • A importância das TIC e das experiências como estratégias a utilizar no processo de ensino-aprendizagem

  • Links e bibliografia


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Alicinda Farias
Analisa Pinto
Ana Paula Guia
António Sobreira
Carla Vaz
Carlos Filipe Barroso
Elder Almeida
Emília Sanches
Énia Sena

Filomena Andrade
Isabel Madeira
Jaime Lourenço
Jocélia Albino

José António Pereira
Lina Afonso
Luís Lampreia
Luisa Leitão
Luísa Lima
Maria Dulce Pinto
Maria Filomena Sousa

Margarida Pinho
Miguel Marques
Nuno Lança
Rui Farinha
Sandra Gomes
Sara Cacela
Susana Ferreira
Susana Macedo
Teresa Santos Faria
Teresa Silva
Zaida Martins

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Dezembro, 2005

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!