Revista Bimensal 
Edição 7 - Janeiro 05
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição:
Stress em contexto escolar

 

Editorial

"É preciso dizer bem alto que a maioria dos professores do ensino Básico e Secundário faz um notável esforço para que as coisas corram bem"
in Revista Xis
, Daniel Sampaio


Satisfeitos e reconhecidos com a dinâmica empreendida, até ao presente, inaugurámos 2005, partilhando com os nossos ilustres leitores e dedicados colaboradores a temática da 7ª revista Proformar on-line que trata, de forma integrada, questões relacionadas com o stress em contexto escolar.

Tentámos, neste sentido, contribuir, para uma maior sensibilização e tomada de consciência da importância e actualidade, deste problema emergente da sociedade, em geral, e da comunidade educativa, em particular.

Reconhecendo a grande motivação e expectativa suscitada por este tema, organizámos um referencial de comunicações especializadas, procurando corresponder e satisfazer a curiosidade dos interessados nesta matéria.

Elaborámos, com este propósito, a presente publicação, recorrendo, essencialmente, ao trabalho, da responsabilidade conjunta de formadores e formandos que, em rede e em situação de formação, produziram reflexões fundamentadas, a partir das suas experiências e vivências pedagógicas, enquanto campo de investigação privilegiado.

Sabemos que a formação contínua de professores pode e deve constituir-se como um dispositivo de respostas e soluções para os problemas educativos mais prementes, sobretudo, os que decorrem do exercício da função docente, particularmente, da prática pedagógica. Trabalhar o controlo do stress pode constituir uma aprendizagem para quem ensina.

Sabendo que é urgente o professor estar bem na sua pele para o seu bem estar pessoal, profissional e organizacional, inauguramos este ano com a intenção de colaborar no projecto de cada um ser e tornar-se "melhor" professor.

 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR
 

 

Índice

  • Editorial

  • O stress na profissão professor

  • Stress escolar percebido pelos alunos

  • O lugar do corpo na educação

  • Falar no que nos toca

  • O optimismo

  • Links e Bibliografia


Dossier Especial

Como lidam os professores com o stress profissional?
Coping
e burnout profissional em professores portugueses


Obstáculos y facilitadores organizacionales y su relación con el burnout docente
 

 


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Adelina Lopes da Silva
Alexandra Marques Pinto
Ana Isabel Pereira

Eunice Cavaco
Helena Fraga
Isabel Martínez y Marisa Salanova
Isabel Narciso Davide
Libânia Nazareth
Madalena Barroso
Maria José Chambel
Maria Luísa Lima
Natália Silva
 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Janeiro, 2005

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!


Ciclo de Conferências Proformar

VI Oficinas de Formação - A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento - Palavras e Práticas

PROGRAMA