Editorial
"É preciso dizer
bem alto que a maioria dos professores do ensino Básico e Secundário
faz um notável esforço para que as coisas corram bem"
in Revista Xis,
Daniel Sampaio
Satisfeitos e reconhecidos com a
dinâmica empreendida, até ao presente, inaugurámos 2005, partilhando
com os nossos ilustres leitores e dedicados colaboradores a temática
da 7ª revista Proformar on-line que trata, de forma integrada,
questões relacionadas com o stress em contexto escolar.
Tentámos, neste sentido, contribuir, para uma maior
sensibilização e tomada de consciência da importância e actualidade,
deste problema emergente da sociedade, em geral, e da comunidade
educativa, em particular.
Reconhecendo a grande motivação e expectativa suscitada por
este tema, organizámos um referencial de comunicações especializadas,
procurando corresponder e satisfazer a curiosidade dos interessados
nesta matéria.
Elaborámos, com este propósito, a presente publicação,
recorrendo, essencialmente, ao trabalho, da responsabilidade conjunta
de formadores e formandos que, em rede e em situação de formação,
produziram reflexões fundamentadas, a partir das suas experiências e
vivências pedagógicas, enquanto campo de investigação privilegiado.
Sabemos que a formação contínua de professores pode e deve
constituir-se como um dispositivo de respostas e soluções para os
problemas educativos mais prementes, sobretudo, os que decorrem do
exercício da função docente, particularmente, da prática pedagógica.
Trabalhar o controlo do stress pode constituir uma aprendizagem
para quem ensina.
Sabendo que é urgente o professor estar bem na sua pele para o
seu bem estar pessoal, profissional e organizacional, inauguramos este
ano com a intenção de colaborar no projecto de cada um ser e tornar-se
"melhor" professor.
Maria
Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro
PROFORMAR
|