Revista Bimensal 
Edição 13 - Janeiro 06
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição: O ensino experimental das ciências: do conceito à prática - investigação/acção/reflexão

 

Editorial

    Ver o Mundo num grão de areia
E o Céu numa Flor selvagem
Agarrar o Infinito na palma da mão
E a eternidade numa hora

William Blake

 

Com tantos, tão diversificados e valiosos contributos, a nível da investigação-acção, nas áreas da Física, Química,  Matemática,  Biologia, Filosofia e História das Ciências  confrontámo-nos, uma vez mais, para sorte nossa, com a feliz decisão de organizar uma segunda edição da Revista Proformar On line, a 13ª, dedicada à reflexão sobre Ciências, animada por ilustres cientistas especialistas, nossos preciosos colaboradores a quem muito reconhecemos e agradecemos.  Graças à dinâmica crescente e envolvente gerada, como resposta a desafios, tem sido emocionante ver crescer um projecto de comunicação aberta, para o qual concorrem voluntariamente, investigadores, jornalistas, professores, alunos, uma equipa  essencial, de dadores de  conhecimento teórico e prático, disponibilizando, assim, um  serviço de referência, a uma vasta e interessada comunidade educativa.

Inaugurámos o ano de 2006, tal como o encerrámos, com Ciência e consciência de que há uma redobrada vitalidade, neste domínio de conhecimento.

Expressamo-nos, deste modo, lendo, criticamente, as necessidades e os interesses identificados, por parte de instituições de ensino superior e de ensino básico e secundário, em particular, por parte de educadores e professores que solicitam, empenhadamente, os nossos serviços, quer na área da formação, quer no apoio e acompanhamento de projectos, subordinados a temáticas científicas, a desenvolver nos respectivos contextos educativos.

Naturalmente, procurando, encontraremos a compreensão deste reforço de vontades, no facto de ter vindo a ser considerada prioritária pelo Ministério da Educação, em termos de formação, a área das ciências experimentais.

Contribuindo de forma convergentemente positiva, abriram-se, também, durante o mês de Dezembro de 2005, as Candidaturas ao Programa Ciência Viva, que mereceram um caloroso acolhimento por parte das escolas e dos professores.

Integrámos, como coordenadores dois projectos destinados ao  1º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário. Somos, ainda, parceiros de dois outros projectos, de natureza científica-interdisciplinar.

Aceitámos ser parceiros e promotores de formação contínua, no âmbito da Química, a desenvolver por uma equipa de professores da Faculdade de Ciências e Tecnologias- Universidade Nova de Lisboa, visando a actualização e desenvolvimento de competências para a leccionação dos novos programas desta disciplina.

Sabemos, por experiência, que um trabalho pensado, desejado, concebido em rede, entre vários actores e instituições de educação parceiras, se traduzirá muito positivamente, na melhoria das aprendizagens, nos diferentes contextos educativos. A Ciência ganhará mais espaço e sentido, integrando-se, na diversidade de saberes para uma melhor compreensão e valorização do mundo em que vivemos.

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR

 

Índice

  • Editorial

  • Uma perspectiva histórica do Ensino das Ciências Experimentais

  • O ‘Eduquês’ em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica Construtivista

  • Actividades experimentais, extracurriculares, em astronomia

  • O Ensino Experimental das Ciências: do conceito à prática

  • Ética e Interactividade no
    Ensino/Aprendizagem das Ciências da Vida

  • Para a História da Divulgação Científica em Portugal. As ciências nos periódicos portugueses de finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX

  • Digressão com Feyerabend pelo debate dos problemas que envolvem as relações entre teorias científicas e experiência

  • A Importância do Lítio para a compreensão da Nucleosíntese Primordial e da Evolução Estelar

  • O Industriador: Quando no século XIX um jornal científico divulga o velho paradigma português do “Plano Tecnológico” para desenvolver Portugal

  • Biomateriais: utilização e controlo em meios fisiológicos

  • Emergente structure activity relationship: who is she?

  • Aplicações dos revestimentos metálicos de níquel e fósforo:
    um futuro promissor?

  • Links e bibliografia


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Alda Fundo
António Brinco
Cristina Cordas
Élia Martins
Fernando Reis
Jorge Valadares
Luís Tirapicos
Maria Webb
Micaela Fonseca
Nuno Crato
Rosa Espada
Sunil Gupta

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Janeiro, 2006

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!

Próximo número da Proform@r Online

Con(fluências) do Tempo da Ciência, no espaço da Arte