Revista Bimensal 
Edição 14 - Março 06
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição:
Com(fluências) do Tempo da Ciência, no espaço da Arte

 

Editorial

 

A publicação da 14ª Revista Proformar on-line dedicada à temática Com(fluências) da Ciência no Espaço da Arte, constitui mais um grande momento de realização deste projecto editorial, que se vem afirmando, essencialmente, por mérito dos nossos estimados colaboradores, pela fidelidade dos nossos atenciosos leitores e pela determinação e vontade da equipa Proformar em contribuir para desenvolver e partilhar ideias, conhecimentos e projectos de referência.

Reiteramos os nossos agradecimentos e reconhecimentos a todos os que colaboraram na construção desta revista que persiste em abordar temas e problemas de interesse e de actualidade, visando reflectir, inovar e qualificar as práticas educativas.

Temos desenvolvido, ao longo de treze anos de trabalho, na área da formação Contínua de Pessoal Docente e não Docente, uma experiência significativa e encorajadora a nível da construção de respostas formativas, no sentido de correspondermos à consolidação de um projecto de Escola que problematize abordagens transversais e interdisciplinares da educação, fazendo confluir Arte, Ciência e Tecnologias. A Oficina de Formação, Espaço Ao Olhar: A Dimensão Cultural e Estética do Património, dimensionada, nesta lógica, permitiu integrar e revitalizar saberes diferenciados, a nível da matemática, física, música, informática, poética, dança e outras expressões, alargando o campo de observação, reflexão e questionamento. Este precioso contributo, a exemplo do que tem sido prática, inspirou e motivou a abordagem da temática desta edição.

Em tempos de imparável globalização, torna-se, cada vez mais pertinente repensar a Educação, de modo a valorizar a Criatividade, o Conhecimento, a Cidadania.
 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR

 

Índice

  • Com(fluências) do Tempo da Ciência, no espaço da Arte

  • A arte como linguagem social e elemento de identificação cultural

  • A Escola para Todos é Artística: a Dimensão Estética e a Dimensão Lúdica na Construção da Pessoa – Uma Escola com Artes

  • Artes Visuais e Ciência

  • O que “vê “quem não vê?

  • Cidade Para Que Te Quero

  • Dar Espaço ao Olhar

  • Romper fronteiras para ir mais longe...

  • Descobertas Matemáticas no Ecomuseu do Seixal

  • Um, dois, três... vamos contar outra vez!


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Carla Costa

Carlos Pimenta
Elisa Marques
Emy Fazenda

Eugénia Raposo
Hélder Bértolo
Patrícia Noronha
Reginaldo Almeida

Rosário Carvalho
Rui Dilão
Sofia Escobar


 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Março, 2006

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!