Revista Bimensal 
Edição 21 - Novembro 07
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Tema desta edição: Português Língua Não Materna

 

Editorial

Porque o sonho comanda a vida cá estamos a dar continuidade ao projecto da revista Proformar on-line, publicando em boa hora a 21ª edição, ainda no ano de 2007, cumprindo-se, desta forma, a calendarização prevista.

O tema a abordar – Português Língua Não Materna - é de grande importância e pertinência, visando o melhor acolhimento e inclusão de imigrantes e nativos, nas nossas escolas e no nosso país – uma prioridade nacional.

Reconhecemos com muito orgulho e satisfação a preciosa colaboração de tantos e tão competentes especialistas da matéria, provenientes das escolas e das universidades, nas funções de investigadores e professores de várias áreas e níveis de ensino, unidos na vontade de partilhar os seus estudos, as suas reflexões e as suas práticas, pondo-as em comum, prestando um serviço inestimável aos nossos estimados leitores.

Temos, assim, reunidas, deste modo, algumas contribuições significativas para potenciar a sensibilização para a temática em apreço e/ ou o desenvolvimento de competências e aprofundamento de aprendizagens teóricas e práticas, no interesse da construção de uma Escola que responda às solicitações da multiculturalidade.


Uma escola para todos, com todos, de todos, no respeito pela língua e cultura de cada um.

Gostaríamos de contribuir, decisivamente, para a tomada de consciência das estratégias a desenvolver, conducentes a uma melhor integração linguística e cultural dos cidadãos falantes de outras línguas, na sociedade portuguesa, promovendo a sua realização pessoal, social e profissional.

Um desafio a vários níveis de intervenção - organização escolar, sistema de ensino aprendizagem, práticas pedagógicas e didácticas, formação de professores inicial e contínua, trabalho em parceria , escolas e universidades, optimização de recursos e experiências, desenvolvimento de projectos inovadores, numa lógica de investigação- reflexão- acção.

Esta é a ideia a pôr em prática, de forma mais generalizada e consistente, a partir das boas práticas já em implementação com sucesso evidenciado.

São estes alguns dos caminhos a fazer, por este Centro, no sentido da construção de um diálogo intercultural real, o mais possível, em que a língua portuguesa se assuma como factor essencial de cidadania.
 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR

 

 

Índice

  • Diálogos Interculturais ou as aulas de NPL
     
  • As Expressões Fixas na aula de Português Língua Não Materna
     
  • Português língua não materna -
    Relato de uma experiência
     
  • Etapas para a aplicação de cursos de PLE (geral e para fins específicos): reflectir para agir!
     
  • A Institucionalização do Português Língua Não Materna em Portugal
  • Links

 


 

Participam neste número

.......

Adelaide Silva
Alexandre Dias Pinto
Ana Rita Leitão
Ana Sousa
Filomena Flora
Sílvia Faim


 

Coordenação e organização de textos:
Proformar
Novembro, 2007

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!

 

Próximo número:

Português Língua Não Materna II