Revista Bimensal 
Edição 6 - Novembro 04
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Tema desta edição: Avaliação

 

Editorial


«Na sociedade do conhecimento, na era da inovação permanente e num mundo organizado em rede, os professores podem ser os obreiros de um novo iluminismo educativo». Roberto Carneiro

A citação, intencionalmente, seleccionada para encabeçar o editorial da 6ª edição da revista Proformar Online, dedicada à problemática da Avaliação, convida à reflexão para uma tomada de consciência da importância dos professores, face aos desafios prospectivos da educação, na sociedade actual.

Vale a pena referir que num mundo fértil em recursos facilitadores de aprendizagem, o professor continua a ser o meio mais precioso da ajuda ao aluno, enquanto co-construtor de eleição, de saberes significativos e sentidos para a vida.

A aposta nos professores, como profissionais sobre os quais se apoia a história do futuro da humanidade, assenta no princípio da sua própria educabilidade, condição essencial para que possam liderar a formação ao longo da vida.

Lembremos, contudo, a necessidade de promover uma reflexibilidade e uma auto-avaliação permanentes, como modo de actuação com critérios de exigência, profissionalismo, respeito pelos alunos, valorização da comunidade, mobilização humana e criação de identidade própria das escolas.

Impõe-se, portanto, competência, energia, coragem para se questionar constantemente por que se faz o que se faz.

A procura de novos sentidos para a avaliação constitui a questão fulcral desta revista, cujos competentes contributos dos nossos colaboradores, nos remetem para uma abordagem integrada da avaliação da prática educativa, do desempenho, das instituições, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade do sistema educativo.

Reflectir sobre o que fazemos, como fazemos e o que podemos fazer, enquanto intervenientes activos na educação é essencial, considerando, embora, como Nóvoa, que as escolas não podem mudar sem o empenhamento dos professores e estes não podem mudar sem uma transformação das instituições em que trabalham. O desenvolvimento profissional dos professores tem de estar articulado com as escolas e os seus projectos.

No final de mais um ano das nossas vidas, na proximidade do primeiro momento de avaliação dos alunos, deixamo-vos uma oferta simbólica : alguns textos de referência, decorrentes da experiência e da investigação dos ilustres especialistas que corresponderam à ideia de dar corpo e sentido a este número da revista, como forma de questionarmos, em consciência, as nossas práticas , desempenhos e perspectivas de mudança.

Aceitem o convite à reflexão e à (auto) avaliação, sempre!

Entretanto é já tempo de decidirmos construir o melhor caminho para 2005… Contamos fazer parte activa da caminhada pela educação, na vossa companhia e sabedoria.

A equipa Proformar reconhecida e agradecida saúda todos os nossos estimados leitores e colaboradores, erguendo uma taça e formulando votos sinceros de Bom Natal e Ano Novo cheio de Felicidades! Graças à Vida!
 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR
 

 

Índice

  • Editorial

  • Um novo sentido para a avaliação

  • Avaliação de competências

  • Avaliar para formar

  • Para compreender a importância dos portefólios

  • Contributo para uma reflexão sobre validade e fiabilidade dos exames nacionais

  • Como avaliar um Site de Escola

  • Avaliação das escolas: actualidade e perspectivas

  • Links e Bibliografia


Dossier Especial

A Avaliação Prescrita: perspectivas, valores e tensões
 

 


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Aldina Lobo
Ana Morais
Ana Paula Silva
Dulce Franco
Joana Campos
Jorge Pinto
Jorge Serrano
Vitor Alaiz

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Novembro, 2004

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Ciclo de Conferências Proformar

VI Oficinas de Formação - A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento - Palavras e Práticas

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