Editorial
«Na sociedade do conhecimento, na era
da inovação permanente e num mundo organizado em rede, os professores
podem ser os obreiros de um novo iluminismo educativo». Roberto
Carneiro
A citação, intencionalmente, seleccionada para encabeçar o
editorial da 6ª edição da revista Proformar Online,
dedicada à problemática da Avaliação, convida à reflexão para uma
tomada de consciência da importância dos professores, face aos
desafios prospectivos da educação, na sociedade actual.
Vale a pena referir que num mundo fértil em recursos
facilitadores de aprendizagem, o professor continua a ser o meio mais
precioso da ajuda ao aluno, enquanto co-construtor de eleição, de
saberes significativos e sentidos para a vida.
A aposta nos professores, como profissionais sobre os quais se
apoia a história do futuro da humanidade, assenta no princípio da sua
própria educabilidade, condição essencial para que possam liderar a
formação ao longo da vida.
Lembremos, contudo, a necessidade de promover uma
reflexibilidade e uma auto-avaliação permanentes, como modo de
actuação com critérios de exigência, profissionalismo, respeito pelos
alunos, valorização da comunidade, mobilização humana e criação de
identidade própria das escolas.
Impõe-se, portanto,
competência, energia, coragem para se questionar constantemente por
que se faz o que se faz.
A procura de novos sentidos para a avaliação constitui a
questão fulcral desta revista,
cujos competentes contributos dos nossos colaboradores, nos remetem
para uma abordagem integrada da avaliação da prática educativa, do
desempenho, das instituições, como forma de contribuir para a melhoria
da qualidade do sistema educativo.
Reflectir sobre o que fazemos, como fazemos e o que podemos
fazer, enquanto intervenientes activos na educação é essencial,
considerando, embora, como Nóvoa, que as escolas não podem mudar sem o
empenhamento dos professores e estes não podem mudar sem uma
transformação das instituições em que trabalham. O desenvolvimento
profissional dos professores tem de estar articulado com as escolas e
os seus projectos.
No final de mais um ano das
nossas vidas, na proximidade do primeiro momento de avaliação dos
alunos, deixamo-vos uma oferta simbólica : alguns textos de
referência, decorrentes da experiência e da investigação dos ilustres
especialistas que corresponderam à ideia de dar corpo e sentido a este
número da revista, como forma de questionarmos, em consciência, as
nossas práticas , desempenhos e perspectivas de mudança.
Aceitem o convite à reflexão
e à (auto) avaliação, sempre!
Entretanto é já tempo de
decidirmos construir o melhor caminho para 2005… Contamos fazer parte
activa da caminhada pela educação, na vossa companhia e sabedoria.
A equipa Proformar
reconhecida e agradecida saúda todos os nossos estimados leitores e
colaboradores, erguendo uma taça e formulando votos sinceros de Bom
Natal e Ano Novo cheio de Felicidades! Graças à Vida!
Maria
Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro
PROFORMAR
|