Revista Bimensal 
Edição 10 - Outubro 05
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição: Educação e Cidadania:
Práticas e Projectos

 

Editorial

         A Educação autêntica, repetimos, não se faz de "A" para "B" ou de "A" sobre "B", mas de "A" com "B", mediatizados no mundo 
Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido

Convidamos os nossos ilustres leitores e comunicadores a partilharem algumas reflexões, práticas e projectos desenvolvidos, em torno da temática da cidadania activa, trave mestra e estruturante da Acção e Intervenção deste Centro de Formação e Competência.

Intencionalmente, dedicamos a presente edição, a 10ª, da Revista Proformar Online às questões de cidadania, celebrando condignamente, o (re)começo de um novo ano lectivo (2006) e a continuidade da vida desta publicação, que teima em afirmar-se, expandindo as palavras e as práticas, resultantes de valioso estudo e de significativas  experiências dos nossos dedicados colaboradores, a quem louvamos e reconhecemos, publicamente, pela dádiva de matérias de referência para reflexão e construção de novas abordagens educativas em CIDADANIA.  

Dedicamos a nossa atenção à Escola, pensando-a como uma organização de pessoas que (se) preparam para a Vida - à medida dos alunos, das alunas, dos professores e funcionários, da Comunidade Educativa local, nacional, sem excluir uma leitura crítica e aberta à realidade global.

Acreditamos num modelo de Escola que promova uma Educação que encare os problemas que (nos) preocupam, as dificuldades de convivência e relação, as condições para a realização social e pessoal, as estratégias para a resolução de conflitos, a melhor participação como cidadãos. Uma Escola que promova uma Educação que contribua para que a vida seja viável, Boa, Justa e Feliz. Uma Escola em Cidadania.

Dedicamos o nosso querer à (re)criação de uma Educação global com múltiplas dimensões, criando e desenvolvendo uma ampla massa crítica de alunos e professores reflexivos.

Apostamos na construção de novos sentidos para aprender, ensinar e formar-(se) em Cidadania.

No questionamento permanente de como ser Pessoa, melhor Pessoa, procuremos / experimentando novas respostas, novas realizações.

Iniciamos o ano lectivo desejando que aceitem o desafio de (se) desafiarem a ser agentes de mudança reflectida, protagonizando uma Melhor Escola, uma Melhor Formação, no caminho da valorização, do reconhecimento das pessoas, de cada um de nós e dos outros.

Aceitem ser aprendentes ao longo da vida, fazendo parte de uma Comunidade Virtual a desenvolver por todos quantos desejem produzir pensamento empenhado, em torno das temáticas da Cidadania, tornando-nos mais conscientes e activos na Sociedade. Aceitem ser nossos parceiros activos / proactivos. O Futuro constrói-se!

 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR
 

 

Índice

  • Editorial

  • Acompanhar micro-projectos nacionais no quadro de macro-projectos europeus: uma experiência

  • Cidadania, Valores e Identidade 

  • À procura de uma identidade...

  • O Cidadão Europeu – Que futuro?

  • Eu sou, tu és, nós somos

  • Espaços Transculturais

  • O Cavaleiro da Dinamarca na era virtual - Um projecto de Cidadania

  • Breve história de vida de um projecto europeu

  • Links


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Alcina Oliveira
Ana Paiva
António Brinco
Fernando Cunha Rebelo
Fernando Serra

Graça Vilhena
Isabel Lopes
Luísa Ferreira
Rosária Marques
Teresa Palma Fernandes
Vanda Borges

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Outubro, 2005

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!

Sala de trabalho virtual de um grupo de professores e alunos unidos pela ideia de promover a cidadania activa na escola e na sociedade. Visite-nos em:

entreNÓS

 


"Educação e Cidadania: Investigação / Acção / Reflexão" no próximo número da revista Proformar Online.