Revista Bimensal 
Edição 22 - Dezembro 07
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição: Português Língua Não Materna II

 

 

Editorial


Língua Portuguesa com merecido direito à publicação excepcional de três edições consecutivas da Revista Proformar on-line - números  21, 22, 23 – consagradas a diferentes abordagens relativas ao ensino do Português Língua não Materna e ao Plano Nacional da Leitura. Um presente cheio de futuro. Uma homenagem de agradecimento à valiosa e profícua colaboração de todos, estimados leitores, dedicados e eloquentes colaboradores e organizadores deste projecto que vive e se materializa pela comunicação contínua virtual.

Importa reconhecer e valorizar, como essencial à vitalidade deste projecto, a atitude de todos os colaboradores, de abertura ao Outro, na prestação de um serviço, por vontade e por amor ao  Conhecimento, disponibilizando-o, na partilha de estudos, reflexões teóricas e práticas, trabalhos de grande envolvência e abrangência.

No seio de uma Comunidade intelectual, dedicada às questões da Educação, se foi construindo um espaço de referência, marcado pela qualidade, actualidade e oportunidade.

Graças a esta dinâmica criadora de sinergias, se tem feito um caminho em motivação, formação e mobilização de vontades, de consciências, na procura de respostas e soluções para a mudança a empreender, em cada um, desde logo, enquanto pessoa/profissional da educação - Professor.

Um papel incontornável na co-construção de uma cidadania activa, no sentido da inclusão e do desenvolvimento social.

A aposta no Ensino e Aprendizagem do Português na transição do milénio compromete e desafia à participação implicada de todos os professores de português. Um privilégio!

Sinceramente...


 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR
 

 


Tema da próxima edição:
 

"Plano Nacional de Leitura"

 

Índice

  • Ser professor de português ou ser professor de línguas?
     
  • Português como língua não materna
     
  • Língua não materna - uma problemática conceptual
     
  • O multimédia na aprendizagem do Português Língua não Materna
     
  • “Alguma probleminha” na apropriação da concordância nominal em português por imigrantes ucranianos
     
  • O Português Língua não Materna como Produto das Estruturas das L1 (Bantu)
     
  • Alunos cuja língua materna não é o português
     
  • A Entrevista oral inicial como instrumento de trabalho em PLNM
     
  • A Importância do Erro e as Interferências Linguísticas no Processo de Aquisição de uma Língua Não Materna
  • Links


Participam neste número

.......

Adelaide Silva
Ana Josefa Cardoso

Ana Luísa Oliveira
António Soares
Leonel Melo Rosa
Lúcia Vidal Soares
Maria Dulce Gonçalves
Maria Helena Ançã
Maria José Grosso
Rui Cumbane
Teresa Ferreira
Teresa Romão
Zilda Paiva
 

Coordenação e organização de textos:
Proformar
Dezembro, 2007

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!