Editorial
A equipa do Centro de Formação
e Competência Nónio Proformar, congratula-se, pelo facto de, na
abertura do ano lectivo 2004/2005, poder lançar a 5ª edição da
revista Proformar Online, e o 2º número consagrado, especialmente, à
investigação e reflexão sobre a Escola na Sociedade de Informação
e Conhecimento.
A presente publicação
constitui um valioso contributo para se relançar uma permanente e
necessária reflexão sobre a utilização pedagógica das TIC, no
sentido de se construírem, criticamente, vias de integração da
escola na sociedade actual.
A preciosa colaboração dos
investigadores que aceitaram partilhar ideias, perplexidades e
evidências, nas diversas abordagens apresentadas, revela, de um modo
geral, a necessidade de se procurar assumir uma
reflectida integração das TIC, de modo a transformar a escola
num não espaço aberto a todos os alunos e professores em qualquer
momento e em qualquer ponto do país ou mesmo do mundo, construindo-se novos sentidos para
as aprendizagens e formação a desenvolver.
A intenção deste Centro é
ser um fio da rede que se vai tecendo, em torno das questões
emergentes dos contextos educativos e da sociedade contemporânea.
Abrimos, assim, o ano lectivo
com votos sinceros de bom trabalho e de que a Proformar Online se afirme junto da
comunidade educativa, como um espaço virtual de debate de ideias e
problematização de questões educativas, como, neste caso, a
inevitável Escola na Sociedade de Informação e desejável
conhecimento.
Agradecemos a disponibilidade
dos nossos ilustres colaboradores e a sua vontade em abrir caminhos,
desafiando-nos.
Agradecemos a amabilidade dos
nossos leitores amigos, aos quais sugerimos que colaborem
e se associem a esta
comunidade de aprendentes que insiste em ser pela causa primeira - A
EDUCAÇÃO.
Maria
Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro
PROFORMAR
|