Revista Bimensal 
Edição 15 - Junho 06
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição: Ler e Escrever - Práticas e Projectos

 

 

Editorial

Na minha juventude antes de ter saído/ da casa dos meus pais disposto a viajar/ eu conhecia já o rebentar do mar/ das páginas dos livros que já tinha lido
Ruy Belo

Ler e Escrever constituem as áreas  de referência das edições 15ª e 16ª da Revista Proformar on-line, abordadas na sua respectiva especificidade, complementaridade e indissociabilidade, enquanto dimensões privilegiadas e essenciais ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e da construção do conhecimento ao longo da vida.

Em tempos de valorização da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, acresce a consciencialização e o reconhecimento da importância das competências de leitura e de escrita. Torna-se pertinente e urgente debater e partilhar ideias, reflexões, projectos, teorias e práticas, pondo  em comum modos  de favorecer o gosto de ler e de escrever para se combater a crescente e inquietante iliteracia que, incompreensivelmente, se afirma nas nossas escolas e na nossa sociedade.

Reconhecendo o interesse, a abrangência desta temática e a necessidade de construir respostas educativas, formativas e culturais, de forma integrada e contextualizada, compete-nos, enquanto Centro de Formação de Associação de Escolas procurar evidenciar caminhos já feitos ou a fazer, convidando, criteriosamente, alguns colaboradores de referência, professores, educadores, escritores, jornalistas e leitores dos mais jovens aos mais adultos, no desejo de sensibilizar e promover o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita.

Ler e Escrever como forma de  conhecer, questionar, duvidar, pensar, simbolizar, registar para sempre.

Só sei que tinha o poder de uma criança/ entre as coisas e mim havia vizinhança/ e tudo era possível era só querer
Ruy Belo

 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR
 


Próximo número da Proform@r Online

Ler e Escrever: Investigação/Acção/Reflexão

 

 

Índice

  • Como associar a Leitura ao Estudo do Património?

  • Visualizar, Ler e Escrever

  • Os métodos de iniciação à leitura e escrita

  • O que é a leitura

  • A Biblioteca Escolar e e Promoção da Leitura

  • O blog como elemento de motivação para a leitura e escrita na língua estrangeira

  • Ler e escrever

  • As TIC no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita e ao serviço da integração de alunos com NEE

  • Uma ideia, um projecto, um desafio à Comunidade Educativa

  • Processo e produtos de escrita no desenvolvimento de projectos

  • Canto IX – Inspiração para Leituras e Escritas Plurais

  • Balanço acerca da Dramatização da Ilha dos Amores

  • Links e bibliografia


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Carlos Amaral
Cármen Rosa

Isaura Costa
João Oliveira
Joana Campos
João Paulo Proença

Luis Barbeiro
Rute Navas
Teresa Almeida d'Eça
Teresa Pombo

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Junho, 2006

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!