Revista Bimensal 
Edição 2 - Jan. 04
Página

proFORM R
online
 

  
Tema desta edição: Inclusão

 
 

Editorial


Queremos prestar a nossa homenagem e reconhecimento a quem na sociedade, em que vivemos, organiza o seu projecto de vida pessoal, profissional e social, orientando o seu fazer caminho em cada dia, em cada acção, em cada contexto, no sentido de tornar o (seu) mundo o melhor mundo possível, para si e para os outros.

Só é autenticamente feliz quem ajuda o outro a ser feliz este é o ponto de partida para chegarmos ao sonho de viver construindo uma escola inclusiva, uma sociedade inclusiva. 

Queremos, desejada e intencionalmente, contribuir para abrir caminhos de inclusão, partilhando desde o início da publicação da revista Proform@r online, este tema estruturante da nossa ideia de ser, fazer, estar na educação e formação ao longo da vida.

Pensamos também que a inclusão é na sua essência uma forma de ser e de saber viver... juntos.

Queremos agradecer os valiosos contributos de todos quantos testemunharam escrevendo as suas vividas experiências, trabalhadas reflexões, elaboradas práticas, científicos estudos, significativos questionamentos, sofridos sucessos, eternas convicções, forte determinação em acreditar que o tempo de incluir é comum, contínuo e pertence-nos.

Queremos inscrever a nossa intervenção, enquanto Centro de Formação de Associação de Escolas, referindo a importância da tomada de consciência do muito que há a fazer
sempre, no sentido da construção permanente de uma comunidade aprendente, aberta, solidária, amiga, competente, produtiva, interventiva, reconhecida.

Neste sentido, temos tentado desenvolver estratégias conducentes a um desenvolvimento integrado da pessoa, através de respostas formativas contextualizadas e adequadas, junto de educadores, professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos, pais e encarregados de educação e comunidade em geral.

Valorizamos a aprendizagem a partir da experiência de vida, da sala de aula, da turma, do aluno, do formando, do trabalho em equipa, em parceria, em reflexão, acção, investigação, reconhecendo, certificando e questionando sempre a razão pela qual numa determinada escola, ou na sociedade, são tantos os excluídos.

Pensamos ser urgente (re)inventar o amor no mundo, continuar a construir as melhores respostas, os melhores caminhos, as melhores oportunidades de ser feliz.

Fica o desafio à dimensão universal, a utopia mobilizadora!

 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR

 


Dossier Especial

Relatos de um Estudo sobre a
"Qualidade de Vida de Pessoas com Deficiência no Concelho de Almada"

 


4º Congresso - Cercilei - 3, 4, 5 de Março 04

Para saber mais veja as "informações" em:

www.drel.min-edu.pt

Índice

  • Editorial

  • De que tratamos ao falar de educação inclusiva?

  • Os esquecidos do sistema - “Caminhos para a Educação Especial”
  • Intervenção precoce

  • Todos Diferentes Todos Iguais - A Unidade da Multideficiência
  • Inclusão - ansiedades partilhadas

  • A contribuição das CERCI'S para a Escola Inclusiva - Apontamentos em torno de um percurso de vinte anos na Cercizimbra
  • Projecto Transitar - Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Alembrança

  • Currículos Alternativos

  • Comunidades inclusivas: Uma necessidade inadiável

  • RVCC um caminho para a inclusão

  • Testemunho de um aluno

  • Testemunho de uma mãe

  • Um não, depois de um sim e um sorriso

  • Nota de Esclarecimento da Escola Secundária Anselmo de Andrade

  • CANTIC: Um centro de recursos especializado para apoio a alunos com deficiência motora severa  e/ou doença crónica grave

  • Questionar para reflectir

  • Inauguração da Unidade de Multideficiência da EBI/JI Monte de Caparica

  • Sítios úteis e bibliografia


Participam neste número

....... Adelaide Silva
Amália Martins
Ana Amaral
Ana Cristina Matias
Ana Paula Antunes
Baltasar Grilo
Bruno Dias
Élia Martins
Inês Cordeiro 
Isabel Salvado
Isaac Baltazar
Isidro Marques 
Jorge Rato 
Jorge Serrano 
Júlia Bentes
Luis Filipe Martins
Margarida Ferreira
Margarida Lucena
Maria Eulália Cordeiro
Maria Helena Leitão
Maria José Serrano 
Mário Cesário
Paula Lebre
Teresa Palma Fernandes

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Janeiro, 2004

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!