Revista Bimensal 
Edição 16 - Outubro 06
Página


proFORM R
online
 

  
Tema desta edição: Ler e Escrever -
Investigação / Reflexão / Acção

 

Editorial

“Todos nos lemos a nós próprios e ao mundo à nossa volta para vislumbrarmos o que somos e onde estamos. Lemos para compreender ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase tanto como respirar, é uma das nossas funções vitais.
Alberto Manguel, Uma História da Leitura
 

Encontramo-nos, de novo, no início de mais um ano lectivo, em torno de questões essenciais e estruturantes, com o sentido de promover a Literacia e a Inclusão, apresentando várias abordagens qualificadas sobre Ler e Escrever - Investigação/ Reflexão / Acção, temática de referência da 16ª edição da Revista Proformar on-line.

Satisfeitos por regressarmos à Escola, de forma implicada e responsiva, queremos partilhar o prazer de pertencer a uma rede activa e comprometida com o desenvolvimento de competências, neste caso, a nível da leitura e da escrita, disponibilizando alguns estudos e experiências científicas, da responsabilidade dos nossos ilustres colaboradores que, de forma generosa e empenhada, aceitaram ser desafiados, contribuindo, significativamente, para a melhoria das práticas de professores e de alunos e da comunidade em geral.

Com a motivação que caracteriza a equipa Proformar, lançaram-se apelos e abriram-se pontes, permitindo alcançar a Sociedade da (In)Formação, da Aprendizagem e do Conhecimento.

Recomeçámos a nossa actividade de formação contínua de Educadores e Professores, desenvolvendo cursos e oficinas, estrategicamente concebidas para desenvolver a animação e organização de Bibliotecas Escolares, a superação de dificuldades de leitura e de escrita, num quadro de novos papéis do aluno e do professor, a nova terminologia linguística, a utilização do Portefolio como instrumento regulador das aprendizagens do Português, a criação de um concurso literário, contextualizado na oficina Sementes para a Criatividade, no âmbito da qual, professores, alunos e familiares, vão expressar-se, criando textos e ilustrações alusivas.

Estamos também envolvidos na promoção do Português como língua não materna, incluindo comunidades de imigrantes.

Valorizamos, na prática, a implementação do Plano Nacional da Leitura, concorrendo para o seu desenvolvimento, junto das Escolas associadas, com actividades de Educação formal e não formal.

Em boa hora integrámos projectos que visam o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita, numa lógica de Aprendizagem ao Longo da Vida, no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de adultos.

Reconhecemos, como Proust que a leitura é uma amizade e que escrever será comunicar algo sobre os outros e sobre nós próprios, uma forma de proporcionar mais conhecimento, questionando, lendo, aprendendo.... uma necessidade, um prazer…
 

Maria Adelaide Paredes da Silva
Directora do Centro PROFORMAR
 


(In)formação

VII Oficinas de Formação
TIC: Motivação, Inclusão, Inovação


Sementes para a Criatividade
Prémio Literário Sementes

 

 

Índice

  • Como lidar com crianças disléxicas 
  • Ciberleitura 
  • Internet e autonomia do aluno
    Aspectos da didáctica desenvolvida pelo professor

  • O verbo ler não suporta o imperativo. Uma breve reflexão sobre a leitura

  • Ler e escrever em português… na cultura digital

  • O Vale da Paixão de Ler

  • Escrever em sala de aula: caminhos a seguir

  • Promoção da leitura

  • Biblioteca Escolar promotora da leitura e da literacia

  • Escrever para aprender

  • Ler e Escrever: práticas do tempo

  • A árvore do prazer da escrita

  • Língua Portuguesa e TIC. Projectos e Actividades para Desenvolver Competências

  • O que é a TLEBS?
    A importância de uma actualização terminológica

  • Plano Nacional de Leitura

  • Links e bibliografia


Dossier Especial

A Reescrita na composição: uma oportunidade de melhorar
 


Participam neste número

.......

Adelaide Silva
Ana Mafalda Ribeiro
Andreia Patrícia Alvarez

António Moreira

Artur Dagge
Betina Astride
Celina Fernandes
Diana Ferreira
Elisa Valério
Esmeralda Santo
Francisca Soares

Helena  Lourenço
Isabel Fernandes

João Pedro Santos
Patrícia Sofia Gaspar

Maria de Lurdes Trilho
Maria da Luz Vieira

Maria Manuela Santos

Maria Neves Gonçalves
Patrícia Dias Alves
Sílvia Faim
Vicente Martins

 

Coordenação e organização de textos: Proformar
Outubro, 2006

Envie as suas sugestões, contributos e críticas para revista@proformar.org Contamos consigo!

Próximo número da Proformar Online

Educação com os Media