Revista Bimensal 
Edição 16 - Outubro 06
Página

proFORM R
online

 



Escrever em sala de aula:
caminhos a seguir
 


Patrícia A. E. Dias Alves
António Moreira
Dep. de Didáctica e Tecnologia Educativa

Universidade de Aveiro


 


Resumo/Abstract


A escrita tem sido abordada por variados autores, em variados contextos. Pelas suas características únicas para o processo de ensino-aprendizagem, tornou-se foco de interesse de investigadores e estudiosos da área da Educação. No âmbito deste artigo, seleccionámos duas abordagens principais, por nos parecerem particularmente relevantes para o contexto português e para os problemas que se nos deparam nas salas de aula: escrita processual colaborativa e escrita assistida por computador.

Ambas as abordagens serão apresentadas sucintamente nas secções seguintes, com posteriores sugestões de actividades a implementar em sala de aula. As actividades aqui descritas são fruto de alguma pesquisa (devidamente referenciada) e de experiências levadas a cabo em sala de aula, pelo que o seu objectivo, aqui, será fornecer possíveis caminhos a percorrer na prática escolar da escrita. Boa caminhada!